Menu

Saúde: o valor do corpo, alma e espírito

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Deus nos fez seres com espírito, alma e corpo. Dar maior ou menor importância a uma dessas dimensões significa fragmentar a própria criação de Deus: Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso (1 Tessalonicenses 5:23-24).

Os cuidados físicos mantêm nosso corpo saudável, mas também colaboram para que nossa alma e nosso espírito vivam em harmonia e equilibrados. É com o corpo que nos movimentamos, comunicamos e expressamos neste mundo, demonstramos afeto, ajudamos uns aos outros, falamos e testemunhamos o amor de Deus em Cristo.

Os atributos mentais envolvem o intelecto, os pensamentos, as ideias, os talentos ou habilidades e os sentimentos. Portanto, tudo aquilo que pode agir e interferir negativamente nessa área deve ser rejeitado, assim como deve ser absorvido o que contribui positivamente.

O cuidado espiritual diz respeito ao relacionamento com Deus, à religação com Ele por intermédio de Jesus Cristo, o único Mediador entre Deus e os seres humanos (1 Timóteo 2:5), à volta ao estado original de equilíbrio (destruído no Éden pelo desligamento com Deus) e de vida plena com Ele nesta terra e na eternidade.

O valor do corpo

O corpo deve ser tão valorizado e cuidado quanto a alma e o espírito, pois Deus nos fez espírito, alma e corpo e usa todo o nosso ser para a Sua glória. Por isso, o apóstolo Paulo nos alerta para que estejamos atentos quanto aos pecados que afetam o corpo, o qual é o templo do Espírito Santo.

“O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? […] Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.”

1 Coríntios 6.13-20

A maior prova da importância do corpo é o fato de que, após ressuscitar, o Senhor Jesus recebeu um corpo glorificado (Lucas 24:39), assim como nós o receberemos na eternidade: Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual (1 Coríntios 15:42-44).

O valor da alma

Temos de cuidar da alma (mente, vontades e emoções) para que nosso corpo se mantenha dominado, santificado e glorifique a Deus: Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo (2 Coríntios 10:5).

A mente que não está dominada pela Palavra de Deus e ação do Espírito Santo gera pensamentos, sentimentos, palavras, ações e reações incompatíveis com a vontade de Deus, e leva o corpo a pecados não só sexuais, mas também a glutonarias, maledicências, invejas, ciúmes, mágoas, ódios, vinganças, idolatrias e muitos outros que causam danos ao ser humano como um todo.

Em tudo o que pensamos, sentimos e fazemos, temos de ter sempre o objetivo de nos aproximar mais de Deus e glorificá-Lo. Para que todo o nosso espírito, alma e corpo sejam preservados irrepreensíveis até a vinda de Cristo, é preciso amar a Deus, guardar os Seus mandamentos, obedecer-Lhe e estar disposto a negar-se a si mesmo para seguir a Jesus (Mateus 16:24).

O valor do espírito

O nosso espírito é a semelhança que temos com o próprio Deus: Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (João 4:24).

O nosso espírito é o sopro de vida de Deus em nós (Gênesis 2:7), é a parte que volta para Ele quando morremos fisicamente: Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço, o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu (Eclesiastes 12:6-7).

É o espírito que mantém corpo e mente ativos: Se fosse intenção dele, e de fato retirasse o seu espírito e o seu sopro, a humanidade pereceria toda de uma vez, e o homem voltaria ao pó (Jó 34:14,15).

O espírito de todo ser humano está dotado com a capacidade de ter fé. Portanto, a habilidade de ter fé é inata ao ser humano. Entretanto, a escolha entre vivenciar uma fé inútil, como em crendices, ou adquirir a fé que é o firme fundamento no Filho de Deus, é escolha de cada pessoa (Hebreus 11:1).

O espírito é o que nos faz entender as coisas de Deus sem estudos seculares ou processos intelectuais, leva-nos a nos relacionar com Deus e a ter consciência do que é certo ou errado para Deus. É no nosso espírito que o Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus (Romanos 8:16) e age para convencer do pecado, da justiça, do juízo e do amor de Deus (João 16:7-11). É também no espírito que somos cheios da fé em Deus, de paz e alegria inexplicáveis do Senhor (Romanos 8:6).

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA – SAÚDE”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-saude-000482

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AMOR, ESSÊNCIA DA VIDA

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. (1 Coríntios 13. 13 ARA) As

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA FILHA

Paizinho querido, amo muito o Senhor. Tu és o amado da minha alma. Peço perdão à Ti por todos os meus pecados, pois, algumas vezes,

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

Nothing Satisfies Like God

For years, I wanted my ministry to grow. When it didn’t, I became frustrated and dissatisfied. I fasted, prayed, and tried everything I knew to get more people to come to my meetings. I remember complaining when God wouldn’t give me the increase I wanted. Then I would leave the meeting questioning, What am I doing wrong, God? Why aren’t You blessing me? I’m fasting. I’m praying. I’m giving and believing. I was so frustrated. I even asked, “God! Why are You doing this to me?” He said, “Joyce, I am teaching you that man does not live by bread alone.”

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

A New Thing

Do you ever get really tired of doing the same old thing all the time? You might want to do something different, but you either don’t know what to do, or you’re afraid to step out and try the new thing you’ve been thinking about.

Leia mais