Menu

Vida com Deus e a religiosidade

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Um engano

Precisamos fugir de um equívoco que sempre afastou o ser humano da real vida com Deus: a mera religiosidade. Isso pode acontecer até entre os cristãos. Repare que, enquanto esteve neste mundo, Jesus criticou severamente o viver dos religiosos de sua época, chamou-os de falsos, sepulcros caiados (branquinhos e lindos por fora, mas podres por dentro) e condutores cegos, pois não tinham qualquer intimidade com Deus nem demonstravam o Seu amor, vivendo de aparências (Mateus 23).

Jesus dizia sempre: “Eu vim cumprir a vontade de meu Pai, vim estabelecer Seu Reino neste mundo” (João 5:30; 6:38;), e Ele espera que também anunciemos a Jerusalém celestial, a cidade do Deus vivo, a igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus (Hebreus 12:22-23 – leia também Mateus 28:18-20; 1 Pedro 2:5).

Jesus deixava claro que cumprir a vontade de Deus significa estar disposto a abrir mão das vontades humanas, ser humilde e obediente aos mandamentos de Deus e Lhe servir: Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele (João 14:21).

Jesus não era um religioso hipócrita, que pregava uma coisa mas vivenciava outra. Ele agiu como ensinou, pois Se sacrificou na cruz para cumprir o plano de salvação de Deus: “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. Pai, glorifica o teu nome!” (João 12:27-28).

A nova aliança que temos em Cristo torna-nos cartas dEle, escritas não em tábuas ou com tinta, mas com o Espírito Santo em nossos corações, pois a letra mata, mas o Espírito vivifica (2 Coríntios 3:2-6). Em outras palavras, estar preso a legalismos pode levar apenas ao ativismo religioso, sem gerar comunhão com Deus, a qual é fruto de mútuo amor, amizade e cumplicidade entre Deus e o ser humano.

Religiosidade, ritos, ativismo e tudo o que denominamos demais nos afasta da liberdade e espontaneidade que deve haver em Cristo (Gálatas 5:1). Vida com Deus é intimidade do coração humano ligado diretamente ao coração do próprio Deus, e para isso não há regras, lugares específicos, horas marcadas nem coisa alguma criada por homens, apenas a sinceridade, humildade, vontade de buscar ao Pai por intermédio de Jesus, conhecê-Lo mais e mais, obedecer-Lhe, adorá-Lo e agradar-Lhe.

Quem anda com Deus aprende a confiar-Lhe todo o viver, sabendo que não adianta ficar preocupado e ansioso por coisa alguma (Filipenses 4:6-7), ao contrário, devemos confiar que Ele cuida de tudo por Seu maravilhoso favor (Mateus 6:25-34). A intimidade com Deus nos faz andar em paz e santidade (Hebreus 12:14) mesmo diante das aflições do mundo (João 16:33), faz-nos estar alegres na salvação (Salmo 39.5; 51:12), vivendo com contentamento (Filipenses 4:1- 19) e atentos à Sua voz (Hebreus 3:7; 4:1-13).

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. (Jeremias 29:11-13)

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA –VIDA COM DEUS. Adquira a obra integral em https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-viva-com-deus-000478

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AGRADÁVEIS A DEUS

Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! (Apocalipse 3.15) O sistema primitivo de canalização da

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

DECLARAÇÃO DA MULHER VITORIOSA

Estou aqui neste mundo enviada por Deus. Sou amada, aceita, valorizada e ungida para viver com abundância e ter sucesso na vida. Colocarei meus talentos

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AMOR, ESSÊNCIA DA VIDA

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. (1 Coríntios 13. 13 ARA) As

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Apóstolos: muito mais que doze

A cessação do ministério apostólico na Igreja do Senhor Jesus tem causado um prejuízo incalculável e irreparável. Ninguém saberia explicar porque os cinco ministérios mencionados

Leia mais