Menu

Uma Videira Frutífera – A Arte da Permanência

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.” Salmos 128.3

Frutificação é resultado também da permanência em Cristo.

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
João 15:4

A palavra usada no texto original para permanência é meno e significa: permanecer, ficar. Não partir. Continuar a estar presente. Ser sustentada, mantida continuamente. Sobreviver, viver. Esperar por. Estar à espera de alguém.

Estudo bíblico, oração, jejum, vida em comunidade por meio da igreja, submissão à liderança… tudo isso faz parte de “permanecer”.

Porém, mais do que um comportamento religiosamente correto, tudo isso precisa ser a manifestação de uma busca pessoal e particular por Cristo, fazendo Dele o centro da vida.

Não depende de experiências extraordinárias, embora elas também aconteçam. Mas trata-se muito mais, de uma busca pessoal por fome de Deus, desejo e permanência. Uma atitude que diz: eu estarei aqui Jesus, nessa busca pessoal, quer te “sinta”, quer não “sinta”, eu vou habitar no lugar de busca e de dependência.

Se submeter a poda é uma parte. Permanecer em Cristo é outra parte da vida da mulher que é discípula e entende seu propósito de ser uma videira frutífera.

“Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido!”
João‬ 15:7‬ ‬‬‬‬

Há dois vocábulos que a bíblia usa para se referir à Palavra: logos e rhema.

Logos é a Palavra que nos dá conhecimento, conceito: a palavra escrita. Aquela passível de estudo que eu tenho acesso por meio do meu aparato cognitivo. 

Rhema é a Palavra vivificada pelo Espírito Santo, aplicada ao contexto que vivemos.

Como explicado pelo pastor Luciano Subirá, tratando deste assunto, informação é diferente de revelação.

Não existe rhema que não passe pela logos, portanto, o conhecimento, fruto do estudo bíblico é indispensável à caminhada de fé. Deus não contradiz à sua Palavra escrita.

Porém é a rhema, a “palavra falada”, vivificada pela ação do Espírito Santo, que gera fé. A fé vem pelo ouvir a “rhema” de Deus.

Quanto de “palavra dita” há na sua vida? Quanto da união da semente da Palavra, com a vivificação do Espírito Santo no seu coração tem norteado seu dia a dia?

Isso está conectado totalmente à frutificação.

Frutificação e resultados humanamente “qualificados” são duas coisas diferentes. Não é raro o desejo de sermos “úteis e produtivas”, mas frutificação não é necessariamente aquilo que é reconhecido humanamente como resultados. 

Posso inclusive dedicar-me com afinco a, humanamente, estudar usando o melhor da minha mente racional e minha inteligência ao estudo sistemático da Palavra, porém, sem a vivificação do Espírito, que gera a “palavra falada”, em nosso coração, não teremos frutos espirituais, mas apenas resultados humanos.

Frutificação é a evidência externa de algo interior: a união da semente de Deus, a logos, e a vivificação do Espírito Santo, no solo do coração humano, dando à luz ao filho dentro do nosso coração: nossa nova natureza.

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.
Gálatas 2:20

Publicações Relacionadas

Teologia
André Batalhão

CRISTÃO ATIVO VERSUS CRISTÃO ATIVISTA

A distinção entre o cristão ativo e o cristão ativista revela não apenas nuances comportamentais, mas sobretudo distintas compreensões teológicas e antropológicas da vida cristã.

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

A segunda oportunidade

Os chineses costumam dizer que existem três coisas que jamais voltam: uma flecha que se atira, uma palavra que se pronuncia e uma oportunidade que

Leia mais
Devocional
Adriano Lopes

Você precisa se movimentar

Então se levantou ela com suas noras, e voltou dos campos de Moabe: porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

The Secret To Defeating Fear

All of us face various kinds of battles in our lives. No one escapes problems and challenges, which we often call “the storms of life.” The good news is that God already knows what He will do when we face difficulties. He has a plan to bring us victory. Second Chronicles 20 tells us that we do not need to fight our own battles because our battles belong to the Lord, not to us. All we need to do is take our positions and remain in them until our breakthroughs come.

Leia mais