Menu

Caos criativo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Sabe aquela pessoa toda organizada, que planeja tudo com antecedência e a longo prazo, que no domingo já tem organizado todo o cardápio da semana, que programa as férias de família com pelo menos seis meses de antecedência e já deixa tudo encaminhado para a viagem? 

Então … essa pessoa pode não ser você.

Definitivamente, não sou eu!

Por muitas vezes nos cobramos e nos culpamos por não conseguir mais retomar o nosso prumo. Quem sabe você seja o tipo de gente que precisa estar sempre em movimento, mas não percebe que agora o seu tempo é outro e que por conta de tantas situações, precisa selecionar e reprogramar suas prioridades, o que, por vezes, pode nos deixar à beira do caos. 

E é diante desse cenário, em que ficamos aflitos com os atropelamentos das muitas demandas do dia a dia, que precisamos entender que Deus não precisa de um cenário perfeito para começar a agir: a narrativa bíblica começa justamente num estado de completo caos. Em meio à desordem, o primeiro comando do Criador é “Haja luz”! Sim, trazer luz à situação é o primeiro passo rumo à ordem. 

Aos poucos fui percebendo o quanto Deus é especialista em organizar o caos e fui me consolando com isso; a minha ‘desordem’ não é empecilho para o agir de Deus, pelo contrário, é interesse Dele trabalhar nisso e a partir disso. Mesmo antes que houvesse céus e terra, em meio ao nada, o Espírito se movia sobre as águas. Ainda não tinha ordem, mas já havia movimento. Ah, que consolo!

Do caos pode começar a se desenrolar um lindo processo divino de criação e criatividade. A luz, as cores, os sons e a vida que enchem o Éden em nada nos faz lembrar o cenário do ponto de partida. O caos pode ser um momento, mas nunca um estado permanente.

Você pode tentar administrar seu caos sozinho, mas vai se cansar fazendo isso e, provavelmente, vai falhar. Chamar Deus para o seu caos é a escolha mais acertada para que cada coisa tome o seu lugar e, aos poucos, você vai se surpreender ao ver sua terra escura, sem forma e vazia se transformando num lindo e esplendoroso jardim, onde para nossa surpresa, Ele faz questão de estar todos os dias…

Publicações Relacionadas

Devocional
Paulo Maskote

Como eles souberam?

“Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu

Leia mais
Devocional
Déborah Freire

Como será isto, visto que …?

Essa é a questão que ressoa na história daqueles que são chamados por Deus, como eu e você.Em Sua infinita misericórdia, Ele nos revela verdades

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Teologia
André Galvão

REFLEXÕES E REFUTAÇÕES CARNAVALESCAS

Qual é a primeira imagem que o nosso cérebro nos revela quando mencionamos apalavra “carnaval”? A resposta pode não ser única, mas, certamente, está circunscrita

Leia mais