Menu

Os Amigos de Jó – Uma Lição Sobre Consolo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A gente já sabe que os amigos de Jó foram severos com ele. O próprio Deus reprovou as palavras de Elifaz, Bildade e Zofar. Mas numa coisa eles acertaram. Quando eles souberam do que acontecera ao seu amigo, cada um saiu do seu lugar e os três combinaram de ir juntos se condoer com Jó, que acabara de passar pela maior tragédia de que já ouviram falar.  Eles se encontraram e partiram juntos para consolar seu amigo.

A Bíblia diz que, de longe, eles veem Jó, que de tão desfigurado pelo sofrimento, não pode ser reconhecido por eles. Cada um levanta a sua voz em choro, rasga as suas vestes e lança pó sobre sua cabeça, em sinal de profunda tristeza e desespero. Eles se condoeram no sentido mais visceral que essa palavra possa ter. A dor do outro doeu neles também.

Quando finalmente conseguiram se recompor e chegar perto de Jó, não souberam o que dizer. Por sete dias e sete noites, aquele grupo de quatro homens permaneceu ali. Sentados juntos por uma semana inteira, ficaram em silêncio, apenas sentindo a dor. Eles não estavam doentes; Jó é quem estava. Mas ali, sentados na terra, os quatro estavam nivelados pelo doer e condoer; todos calados, chorando e sofrendo, emudecidos diante da dor, porque era muito grande.

Passados os sete dias, Jó é quem rompe o silêncio. Talvez o aconchego criado naquele ambiente em volta da terra, tenha dado a ele a segurança e a coragem de que precisava para começar a desabafar. Ele finalmente fala! Bota pra fora! São palavras de adoração agora? Não, são palavras de dor. Mas em vez de encontrar consolo nas palavras que iria ouvir, Jó é rebatido por vozes de repreensão. Em vez de acalento, ele só ouve acusação nas palavras de seus amigos, daqueles que sabem chorar junto, mas não sabem o que dizer pra consolar.

Agradeço a Elifaz, Bildade e Zofar por essa valiosa lição. Quando não soubermos o que falar para consolar, é melhor não falar nada. Nossas palavras podem só aumentar a dor e despertar um sentimento de revolta no sofredor que as ouve. O melhor consolo é sentar-se com quem está chorando e chorar junto. É trazer alento à alma sofrida e desgastada, com um abraço em silêncio. É não desistir de estar ali do lado, até que passe a tormenta. Os amigos de Jó não souberam usar bem as suas palavras para consolar. Nós os condenamos, mas muitas vezes também não sabemos. É nessa hora, que devemos continuar ali, quietinhos, sentados no chão com quem está sofrendo, e pedir ao Espírito Santo, que não à toa, é chamado de Consolador, que faça o seu papel. Quando não soubermos o que falar pra consolar, é preciso reconhecer nossa fragilidade, chorar com quem chora e abrir espaço para que o Consolador entre em ação e todos sejamos alcançados pelo seu agir.

Publicações Relacionadas

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E quando for a sua vez?

Sempre gostei de observar os detalhes do episódio em que Deus se acendeu numa sarça para atrair o até então, genro do Jetro. Para terra

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Ore pelo que restou

“Portanto, ore pelo resto que ficou” Is.37.4 O cenário é desfavorável: o reino do Norte foi levado cativo e agora o opressor vem marchando em

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Uma benção chamada sinceridade

Uma das mais encantadoras experiências da vida é privar da amizade de uma pessoa sincera. Sinceridade era uma das marcas do caráter do patriarca Abraão.

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

Let Go Of What Lies Behind

In Philippians 3:13, the apostle Paul says one thing he really made an effort in doing was “forgetting what lies behind” – letting go of what already has passed. I believe Paul tried fixing earlier mistakes and discovered how complicated and impossible it was to try and do that. There is only one thing we can do with the past – give it to God! When we let Him take our messes and turn them into miracle, God has the ability to use our mistakes for our great good if we trust Him to do so.

Leia mais
Fala Malafaia
Silas Malafaia

Deus dá forças ao justo

O Salmista afirmou que na presença de Deus há abundância de alegria; há delícias perpetuamente (Salmo 16.11). Se você está se sentindo cansado e desanimado,

Leia mais