Menu

Os Amigos de Jó – Uma Lição Sobre Consolo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A gente já sabe que os amigos de Jó foram severos com ele. O próprio Deus reprovou as palavras de Elifaz, Bildade e Zofar. Mas numa coisa eles acertaram. Quando eles souberam do que acontecera ao seu amigo, cada um saiu do seu lugar e os três combinaram de ir juntos se condoer com Jó, que acabara de passar pela maior tragédia de que já ouviram falar.  Eles se encontraram e partiram juntos para consolar seu amigo.

A Bíblia diz que, de longe, eles veem Jó, que de tão desfigurado pelo sofrimento, não pode ser reconhecido por eles. Cada um levanta a sua voz em choro, rasga as suas vestes e lança pó sobre sua cabeça, em sinal de profunda tristeza e desespero. Eles se condoeram no sentido mais visceral que essa palavra possa ter. A dor do outro doeu neles também.

Quando finalmente conseguiram se recompor e chegar perto de Jó, não souberam o que dizer. Por sete dias e sete noites, aquele grupo de quatro homens permaneceu ali. Sentados juntos por uma semana inteira, ficaram em silêncio, apenas sentindo a dor. Eles não estavam doentes; Jó é quem estava. Mas ali, sentados na terra, os quatro estavam nivelados pelo doer e condoer; todos calados, chorando e sofrendo, emudecidos diante da dor, porque era muito grande.

Passados os sete dias, Jó é quem rompe o silêncio. Talvez o aconchego criado naquele ambiente em volta da terra, tenha dado a ele a segurança e a coragem de que precisava para começar a desabafar. Ele finalmente fala! Bota pra fora! São palavras de adoração agora? Não, são palavras de dor. Mas em vez de encontrar consolo nas palavras que iria ouvir, Jó é rebatido por vozes de repreensão. Em vez de acalento, ele só ouve acusação nas palavras de seus amigos, daqueles que sabem chorar junto, mas não sabem o que dizer pra consolar.

Agradeço a Elifaz, Bildade e Zofar por essa valiosa lição. Quando não soubermos o que falar para consolar, é melhor não falar nada. Nossas palavras podem só aumentar a dor e despertar um sentimento de revolta no sofredor que as ouve. O melhor consolo é sentar-se com quem está chorando e chorar junto. É trazer alento à alma sofrida e desgastada, com um abraço em silêncio. É não desistir de estar ali do lado, até que passe a tormenta. Os amigos de Jó não souberam usar bem as suas palavras para consolar. Nós os condenamos, mas muitas vezes também não sabemos. É nessa hora, que devemos continuar ali, quietinhos, sentados no chão com quem está sofrendo, e pedir ao Espírito Santo, que não à toa, é chamado de Consolador, que faça o seu papel. Quando não soubermos o que falar pra consolar, é preciso reconhecer nossa fragilidade, chorar com quem chora e abrir espaço para que o Consolador entre em ação e todos sejamos alcançados pelo seu agir.

Publicações Relacionadas

Devocional
Rafaela Martins

A paz de Deus

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Leia mais
Devocional
Rafaela Martins

A sensação de falta

Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres,

Leia mais

Outras Publicações

Inauguração Fábrica EBD
Verônica de Souza

My prayer for the next year

Hello, everyone! May the grace of God be with y’all! We are starting this year with our project and we have some nice insights on prayer for you guys. This section will be dedicated to bringing you some texts about our Christian life. We hope you all have a blessed year!

This excerpt is part of an article written by Marshall Segal in the end of 2016. We chose it as the first text to introduce the topic on how prayer is a primary aspect of making plans in our Christian journey. Enjoy the reading!

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Do outro lado

Do outro lado da grade, existe alguém que nos espera. O evangelho não é só amor, e eu preciso te contar que você vai falhar,

Leia mais