Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:20: Estende a mão para ajudar os pobres e abre os braços para os necessitados.

Essa guardiã é uma mulher generosa. A mulher virtuosa tinha olhos não apenas para si, para o marido e para os filhos. Ela também conseguia olhar para fora dos portões da sua casa e ser uma benção na vida de outras pessoas. Em sua concorrida agenda, dando ordem às suas servas no andamento da sua casa e liderando diferentes frentes de negócios fora do lar, havia espaço para observar as pessoas à sua volta.

Jesus diz em Mateus 25:34-40

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, vocês que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o reino que ele lhes preparou desde a criação do mundo.Pois tive fome e vocês me deram de comer. Tive sede e me deram de beber. Era estrangeiro e me convidaram para a sua casa.Estava nu e me vestiram. Estava doente e cuidaram de mim. Estava na prisão e me visitaram’. “Então os justos responderão: ‘Senhor, quando foi que o vimos faminto e lhe demos de comer? Ou sedento e lhe demos de beber?Ou como estrangeiro e o convidamos para a nossa casa? Ou nu e o vestimos?Quando foi que o vimos doente ou na prisão e o visitamos?’.

“E o Rei dirá: ‘Eu lhes digo a verdade: quando fizeram isso ao menor destes meus irmãos, foi a mim que o fizeram’.

Vale a pena aqui chamar atenção para o fato de que Jesus não vincula a atitude de generosidade com nenhuma “obrigação” religiosa, mas sim, com uma disposição para o amparo e ajuda aos necessitados.

Tiago 1:27 diz que:  A religião pura e verdadeira aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

O fruto da reconciliação com Deus é o cuidado com o ser humano. Essa era uma mulher ativa na sociedade contribuindo generosamente para o cuidado com o ser humano.

Além dos pobres, ela também dava atenção aos necessitados, em algumas versões, aos aflitos. A aflição não decorre apenas de problemas materiais. Naquela época e hoje, há muitas pessoas aflitas e desorientadas. As pessoas estão inquietas e desorientadas, vivendo num emaranhado de emoções turbulentas. Há pessoas que são bem sucedidas financeiramente, mas que escondem uma alma aflita. São pessoas que necessitam de compaixão. São pessoas que naufragam de desespero, em um mar de conforto.

A mulher virtuosa era capaz de discernir as pessoas aflitas à sua volta.

Mulheres em geral são mais sensíveis à necessidade humana. São mais humanas. A maioria das profissões que envolvem a assistência à pessoas contam com mulheres como profissionais.  

Essa mulher, que era uma guardiã, transbordava em bondade e generosidade, erguendo-se como um farol na escuridão.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Juliana de Souza Araujo

Há um lugar à mesa para você!

Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Salmo 40:1 (ARA) Eu sou pobre e necessitado, porém

Leia mais