Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:21 diz: Quando chega o inverno, não se preocupa, pois todos em sua família têm roupas quentes.

Há mulheres que se destacam na vida profissional. Tornam-se verdadeiros ícones do sucesso, fora dos portões, e isso é legítimo e digno de aplauso. Porém, essas conquistas não tem valor se acontece mediante o prejuízo dos relacionamentos familiares. Nenhum sucesso profissional compensa o fracasso da família. Nenhuma conquista vale a perda dos filhos. Nossa família é o nosso maior patrimônio. Nossos filhos são o nosso maior tesouro.

Apesar de ser uma mulher de múltiplas responsabilidades, o cuidado com sua família não está terceirizado. Marido e filhos estão aquecidos, preparados para o inverno,  porque ela lhes preparou roupas quentes. Ela não está sobrecarregada com seu trabalho a ponto de comprometer a forma como trata sua família. A maneira como essa mulher administra sua casa, a maneira como ela cuida de todos fala do céu à sua família muito mais que as suas palavras.

O coração dessa família também está aquecido: tem alguém que zela pelo bem estar deles. As prioridades dessa mulher estão alinhadas com as prioridades de Deus. Isso é sabedoria: viver a vida de acordo com o ponto de vista de Deus.

Muitos lares hoje estão frios. O ambiente externo é hostil, mas o lar foi idealizado por Deus para ser um espaço de aconchego, de conexão, de afetividade. A família é o lugar da estruturação dos vínculos afetivos. São os vínculos que aquecem o coração. Segundo o dicionário Michaelis, lar é o lugar na cozinha em que se acende o fogo: a lareira, uma estrutura doméstica onde as pessoas se reuniam em torno para se aquecerem. Esse também é o princípio do lar: um lugar onde desfrutamos de conexões marcadas pela doação e amor mútuo. Atualmente há uma epidemia de famílias desconectadas emocionalmente. A intimidade e vínculo afetivo é uma construção que requer tempo, energia, investimento. Investir na qualidade da conexão familiar é investir em saúde emocional. A desconexão leva ao adoecimento emocional. A internet encurtou distâncias mas também criou abismos nas famílias. Cultivar laços afetivos faz parte da saúde mental e emocional de qualquer ser humano. E essa mulher aquece o corpo e os corações dessa família. Ela não é como o termômetro que só mede a temperatura da casa, mas ela é o termostato: o dispositivo que controla as variações de temperatura do sistema familiar.

Essa guardiã está preparada e faz reservas para os dias difíceis.

Ela não está desprevenida.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Sheyla Cabral

A medida transbordante

“Jesus, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os Seus discípulos aproximaram-se dEle. E Jesus, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:” (Mt 5.1-2)

Leia mais