Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:23 diz:  Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde se senta com as demais autoridades.

Somente era possível esse homem ser respeitado na porta da cidade porque ele era respeitado da porta de casa para dentro também.

A mulher virtuosa era forte o suficiente para auxiliar o seu marido, dedicando sua vida a promove-lo e não se sentir diminuída por isso.

Ela é uma ezer, uma auxiliadora, e não sente pena de si mesma, nem fica ressentida pela honra que seu marido recebe. Quando ele é honrado, ela se sente honrada também.

Débora era esposa de Lapidote. Jael era esposa de Heber, um queneu.

Quando Débora se “levanta como mãe em Israel”, não foi em uma atitude de disputa ou rivalidade com Baraque. Ela não toma o lugar de Baraque na guerra contra o exército liderado por Sísera, mas se posiciona como uma incentivadora, uma encorajadora, uma auxiliadora para Baraque.

Deus compartilhou com as mulheres algo que é particular Dele. Deus também é ezer!  Ezer é ser um forte auxílio, socorro.

Salmos 33. 20 diz: Nossa esperança está no Senhor;   ele é nosso auxílio e nosso escudo.

A palavra aqui traduzida como auxílio, no original é ezer, a mesma palavra utilizada em  Gênesis para se referir ao propósito de Deus ao criar a mulher: ser uma ezer para o homem.

Salmos 115:9 diz: Ó Israel, confie no Senhor;  ele é seu auxílio e seu escudo!

Mais uma vez, Deus referindo-se a si mesmo como Ezer do seu povo. Tanto homens quanto mulheres foram feitos à imagem e semelhança de Deus.

Deus criou na família uma força de cooperação entre os sexos, e não de rivalidade. É uma força que depende da Unidade. Nenhum reino dividido contra si subsiste. A casa dividida contra si mesma também não prospera.

A mulher guardiã sabe que foi criada por Deus para ser uma ezer. E é uma ezer que ele vai usar. Não somos fracas quando vivemos o propósito para o qual fomos criadas. Nós mulheres, somos o forte socorro que Deus vai usar para promover os assuntos de interesse do seu Reino.

Essa mulher não estava competindo com o seu marido. Ela sabia seu valor. Ela conhecia seu propósito. Sua mente estava alinhada com suas ações e o respeito ao seu marido, a honra que ele recebia às portas da cidade não a fazia se sentir ameaçada.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
André Batalhão

Retire suas sandálias

Temos que cuidar das nossas ações à luz da Palavra, dos nossos  relacionamentos e da nossa espiritualidade, pois é plenamente possível o crente cair  em

Leia mais
NPC
Adriana Goulart

Um breve olhar sobre a linguagem neutra

A fragilidade dessa proposta já fica exposta de imediato no título: ‘Linguagem Neutra e Não-binária’. Se houvesse um pouco mais de credibilidade nessa ideia, seus

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

A Home For God’s Spirit

God gave the Israelites their manna one day at a time. They were not allowed to store any of it up for another time – by doing this, they showed their trust and confidence in God and His promise to provide for them each day. Any time they did collect more than enough for one day, it became rotten and smelled bad. Many people say they have a “stinking, rotten life.” They don’t mean they smell – I think they’re saying they have taken on too much – too much work, too much responsibility, too much to think through and it’s so much, they have nowhere to put it and much is wasted. They are complicating today trying to gather provision for tomorrow.

Leia mais