Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31, versículos 28 e 29 diz:

Seus filhos se levantam e a chamam de “abençoada”, e seu marido a elogia: Há muitas mulheres virtuosas neste mundo,  mas você supera todas elas!”.

Essa mulher virtuosa, que é uma guardiã, sabe que em muitos lugares ela é importante, mas que, em sua casa, ela é insubstituível. Ela sabe que seu super poder é ser mulher!

Ela tem o louvor dos que moram junto com ela, dos que desfrutam da sua intimidade. Hoje em dia muitas pessoas têm o aplauso/curtidas das vidas artificiais postadas nas redes sociais, mas não tem o testemunho de quem acompanha os bastidores. Mas essa mulher era louvada pelo seu marido e por seus filhos: aqueles que testemunhavam diariamente sua maneira de viver.

Além de tudo que já foi dito, o versículo 26 nos dá uma “pista” do motivo disso: ²⁶ Quando ela fala, suas palavras são sábias; quando dá instruções, demonstra bondade. Provérbios 31:26.

Essa mulher, no seu dia a dia, não está gritando com todos ao seu redor. Ela não usa a pressão do cotidiano como uma justificativa para ser indelicada com as pessoas que estão mais próximas. Quando ela fala, suas palavras são cheias de habilidade, são palavras sábias. Sabedoria não é a mesma coisa que inteligência. Quando essa mulher abre a boca, ela não apresenta uma visão de mundo e conceitos conformados a época, mas sim, que refletem a sabedoria de um Deus que é eterno.

Quando ela fala, quando ela instrui, manifesta bondade, benignidade, ternura e não irritação, frustração, amargura, ressentimento, mágoas antigas não tratadas. O seu coração é curado.

O versículo 30 diz: Os encantos são enganosos, e a beleza não dura para sempre, mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.

Apesar de ser reconhecida e elogiada, o alicerce dessa mulher não era o elogio. O alicerce das suas atitudes era o temor do Senhor. O elogio e a valorização que ela desfrutava em seu ambiente familiar e social era uma consequência natural de seu estilo de vida pautado em temer a Deus.

O temor do Senhor é o sentido da vida, segundo conclui o autor do livro de Eclesiastes.

Vivemos em um mundo que celebra a estética. O corpo e a aparência “padrão”. Mas o padrão de beleza bíblico não é estético, mas sim, o temor do Senhor.

Que possamos aprender com essa mulher o que significa na prática ter uma vida pautada no temor a Deus:

Ser temente a Deus é viver com discernimento diante das oportunidades e riscos da vida. Andar no temor do Senhor é viver em santidade, num mundo de impiedade. Temer a Deus é não se render às pressões e seduções do momento, mas, andar segundo os valores absolutos de Deus, rejeitando a ética relativa do mundo. Temer a Deus é adotar uma mordomia responsável em todas as áreas da vida. Temer a Deus é investir o melhor de si na vida dos outros, sabendo que a recompensa vem do Senhor. Temer a Deus é viver a vida sabendo que um dia iremos prestar contas Dele sobre os nossos atos, incluindo aquilo que fazemos em segredo, seja o bem, seja o mal, conforme nos diz Eclesiastes 12.14.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Vida com Deus e a religiosidade

Um engano Precisamos fugir de um equívoco que sempre afastou o ser humano da real vida com Deus: a mera religiosidade. Isso pode acontecer até

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

Eu Não Vim Pelo Banquete!

Não, ela não foi convidada! Jamais seria para esse tipo de banquete. Quem assumiria a responsabilidade de um convite desse, caso a lista de convidados

Leia mais
Inauguração Fábrica EBD
Verônica de Souza

My prayer for the next year

Hello, everyone! May the grace of God be with y’all! We are starting this year with our project and we have some nice insights on prayer for you guys. This section will be dedicated to bringing you some texts about our Christian life. We hope you all have a blessed year!

This excerpt is part of an article written by Marshall Segal in the end of 2016. We chose it as the first text to introduce the topic on how prayer is a primary aspect of making plans in our Christian journey. Enjoy the reading!

Leia mais