Provérbios 31:15 diz:
Apesar de rica e de ter atividades fora de casa, essa mulher não abria mão do governo do seu lar.Ela tinha pessoas que a ajudavam, mas, essas pessoas estavam sob as suas ordens.
Deus entregou o domínio do lar aos cuidados da mulher. É o que ensina os textos bíblicos que falam a respeito da participação da mulher em seu lar, como o texto que está em Tito 2:
O versículo 1 diz: Mas, quanto a você, que suas palavras reflitam o ensino verdadeiro.
Que ensino? Os versículos 3 a 5 nos diz: Semelhantemente, as mulheres mais velhas devem viver de modo digno. Não devem ser caluniadoras, nem beber vinho em excesso; antes, devem ensinar o que é bom.Devem instruir as mulheres mais jovens a amar o marido e os filhos,a viver com sabedoria e pureza, a trabalhar no lar, a fazer o bem e a ser submissas ao marido. Assim, não envergonharão a palavra de Deus.
Tito 2:3-5
A palavra no original usada, traduzida aqui como “trabalhar no lar” é oikouros. Essa palavra é a junção de duas palavras: Oikos, que era a casa grega e ouros: guardiã, vigia, aquela que mantém e cuida do ambiente doméstico.
Um outro texto bíblico que aponta para o governo da mulher no lar é 1 Timóteo 5:14, que diz:
“Aconselho que as viúvas mais jovens que se casem de novo, tenham filhos e tomem conta do próprio lar. Então o inimigo não poderá dizer coisa alguma contra elas.”
A palavra usada no original, traduzida aqui como “tomem conta do próprio lar” é oikodespoteo, formada por oikos, mais uma vez: casa, ambiente doméstico e despoteo: governante, cabeça.
Exercer o domínio não significa que a mulher precise, necessariamente, estar envolvida em atividades que envolvam a manutenção prática doméstica, mas sim, que o governo, a autoridade desse espaço foi entregue a ela.
A mulher virtuosa descrita em Provérbios 31, por exemplo, dava tanta importância a isso, que se levantava ainda de madrugada para dar ordens às suas empregadas. Apesar de ter pessoas a quem ela delegava essas atividades, ela não se esquivava de seu papel de domínio.
Esse é um posicionamento no mundo físico de proteção para a família, mas que também possui desdobramentos no mundo espiritual.
Vemos isso acontecendo no relato bíblico sobre Adão e Eva.
Gênesis 2:15 diz: O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cultivá-lo e tomar conta dele.
Deus deixou Adão como guardião do jardim. No dia a dia essa responsabilidade poderia parecer sem muita utilidade, afinal, Adão e Eva eram os únicos seres humanos em toda a terra.
Porém, a delegação dessa autoridade escondia uma relevância e papel profundamente espiritual. O guardião do jardim não estava vigilante quando a serpente se aproximou de Eva e a seduziu com mentiras, como nos diz Genesis 3.1:
“A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus havia criado. Certa vez, ela perguntou à mulher: “Deus realmente disse que vocês não devem comer do fruto de nenhuma das árvores do jardim?”
Nessa ocasião o guardião do jardim não estava posicionado na sua responsabilidade entregue por Deus e Eva estava vulnerável à influência da serpente.
Deus não responde com milagre o que passa pelo nosso posicionamento de obediência, e esse é um alerta. Que não sejamos encontradas negligentes em nossa responsabilidade entregue pelo Senhor. A oração não substituirá o posicionamento de proteção e edificação de uma guardiã.
Salmos 127:1 e 2 diz:
“Se o Senhor não constrói a casa, o trabalho dos construtores é vão. Se o Senhor não protege a cidade, de nada adianta guardá-la com sentinelas.É inútil trabalhar tanto, desde a madrugada até tarde da noite, e se preocupar em conseguir o alimento, pois Deus cuida de seus amados enquanto dormem.”
O Senhor reforça os nossos esforços na edificação e proteção.
A mulher de provérbios 31 posicionada no governo do seu lar é uma guardiã, zelando pela edificação da sua casa.