Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:19 diz: Suas mãos operam o tear,  e seus dedos manejam a roca.

Essa guardiã era uma mulher habilidosa! Ela manejava a roda de fiar. Sua própria mão pegava na roca, ou seja, no bastão sobre o qual a lã era envolvida ou girada. Ela comprava a lã e sabia o que fazer com ela: trabalhava para que se transformasse em um tecido. Tecido esse que ela usava como adorno e para aquecimento de sua família. Sua família carregava a identidade daquilo que foi produzido por ela.

Quando investimos no relacionamento e no vínculo familiar, aquilo que produzimos pessoalmente, com as nossas próprias mãos, confere valor afetivo às coisas.

É só pensar… você tem algo que tenha sido feito pelas mão da sua avó com carinho para você? Se sim, qual o valor monetário dessa peça? Esses são itens, em geral, que não tem preço por que carregam o valor emocional e afetivo atrelado à sua história.

Nossa sociedade é viciada em ostentação: precisa de muito espetáculo para disfarçar a falta de vínculos, mas essa mulher, sabia o segredo de encher a sua casa de significado.

Encher a casa de sentido, de vida… decorar a casa, não é sobre ter os ítens de decoração mais novos e modernos, mas sim, os mais significativos, que contam a história da família, daquilo que é significativo e importante na nossa cultura familiar.

Itens feitos à mão carregam memória e significado. São peças que contam a história, resgata e afirma memórias e o jeito de ser da família. Essa guardiã se ocupava de criar espaços que transmitiam a sensação de acolhimento e memórias pessoais. Marcando a vida da sua família com provas perenes de sua doação e do seu amor.

O valor do lar não está em torna-lo um meio de autopromoção, mas na promoção de um espaço de acolhimento e conexão entre pessoas. É o que gera no coração da próxima geração o desejo de voltar ao lar.

Qualquer um com dinheiro compra uma casa. Transforma-la em lar é uma especialidade que Deus entregou as mulheres. O mais importante não é o que estamos juntando mas o que estamos espalhando. Nossos filhos carregarão dentro de si as sementes das lembranças especiais daquilo que fomos juntos.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

 Não se turbe o vosso coração

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”. Jo 14.1     Que monumental versículo! Que preciosas declarações feitas pelo Nazareno! Quanta

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Onde estão os pregadores?

Onde estão os pregadores plenamente comprometidos com a essência do Evangelho de Cristo, capazes de ministrar o trigo da Palavra sem o joio das imaginações

Leia mais