Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:6 diz :

“Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito“

A angústia é algo amargo. Tristeza, insegurança, culpa, mal-estar, pressão no peito e até mesmo dor… a Bíblia chama de angústia. 

Salmos 118:5 diz “Na minha angústia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade.”

Aqui fala de homens embriagados pelo vinho, mas há pessoas embriagadas com muitas outras coisas: sucesso, poder, fama, soberba, orgulho…  Lucas 21. 34 diz:  Tenham cuidado! Não deixem seu coração se entorpecer com farras e bebedeiras, nem com as preocupações desta vida. Não deixem que esse dia os pegue desprevenidos.

É preciso olhar os angustiados com misericórdia. Será que você já compreendeu o papel que o vício exerce? Não apenas o vício em bebida, mas em jogos de azar, pornografia, compras, drogas ilícitas, sexo, dentre outros. O vício se estabelece em corações sobrecarregados de angústia, como um anestésico. Muitas vezes essas pessoas precisam muito da nossa misericórdia, mais até do que do nosso julgamento porém, muitas vezes, nossa tendência é usar a crítica no lugar da compaixão. Nós, cristãos, temos em Deus alívio e consolo para o nosso sofrimento, e por isso, o desespero não encontra lugar. Mas, a pessoa angustiada, desesperada muitas vezes encontra “refúgio” em comportamentos que na verdade são fugas, porque dá a elas a sensação de anestesia emocional. Mas esses são também comportamentos  autodestrutivos.

Essa guardiã incentiva o seu filho a ter compaixão por aqueles que estão angustiados.

Porém, tolerar violência, agressões não está incluído em comportamentos que expressam compaixão. O Deus que odeia o divórcio, também odeia aquele que se veste de violência. Malaquias 2:16 diz:  “Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz: Eu odeio o divórcio e os homens violentos”.

Se você conhece uma mulher em situação de violência doméstica, ou se você é essa mulher, busque uma rede de apoio e denuncie!

Não há justificativa para a violência contra a mulher.

Publicações Relacionadas

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E quando for a sua vez?

Sempre gostei de observar os detalhes do episódio em que Deus se acendeu numa sarça para atrair o até então, genro do Jetro. Para terra

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Ore pelo que restou

“Portanto, ore pelo resto que ficou” Is.37.4 O cenário é desfavorável: o reino do Norte foi levado cativo e agora o opressor vem marchando em

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

Our Prayers Should Be Aligned With God’s Will

Prayer is the most important thing a Christian can do. God has countless ways to communicate with us. We, however, have only one single way to talk to Him, prayers. How can we say we know God if we do not invest enough time and effort to strengthen this relationship? What does He want from you and how can you fulfill His expectations?

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

A ORAÇÃO DO MARIDO

A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos. Provérbios 14:1 (NTLH) Hoje, oraremos por

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Gerais Relativas a Jesus I

Como Jesus aparece em Apocalipse? A primeira pessoa mencionada em Apocalipse é Jesus: Revelação de Jesus Cristo (Ap 1.1a). Nesse livro, que fecha as Escrituras,

Leia mais