Menu

A importância do cuidado da Alma

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A alma é composta pela mente (capacidade intelectual, habilidades, ideia, imaginação, pensamentos e memórias) vontades (ou desejos) e emoções (ou sentimentos). É a partir da alma, portanto, que muitas ações e reações (boas ou ruins) são originadas. 

Quem tem a alma dominada pela Palavra de Deus, percebe os ataques do inimigo, pensa, age e reage na maioria das vezes de acordo com a Bíblia, embora sejamos falhos e cometamos erros. Quando erramos, o Espírito Santo nos alerta que falhamos e nos leva ao arrependimento. Imediatamente, então, somos justificados e perdoados  diante de Deus em Cristo: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9).

A alma, associada ao corpo físico e ao espírito, faz parte da tríade formação do ser humano. A Bíblia nos revela que a palavra de Deus tem o poder de atingir o corpo, a alma e o espírito, indo até tais divisões de cada área. (Hebreus 4:12-13).

Sofre a alma que “vagueia” por acontecimentos ruins passados, sentimentos negativos e falta de objetivos e metas edificantes, além de também condenar ao sofrimento o corpo (por meio de reações psicossomáticas) e o espírito (pelo distanciamento de Deus) por falta de fé, esperança e confiança nEle).

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é a morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete a Lei de Deu, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não são estão sob o domínio da carne, mas do Espírito. Romanos 8:5-9

Portanto, a alma é importantíssima para o equilíbrio do ser humano, sendo fundamental alimentá-la diariamente com a Palavra de Deus para que assumamos a mente (os pensamentos, as habilidades, as ideias, as vontades e as emoções) de Cristo (1 Coríntios 2:16).

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Filipenses 2:5). 

Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA ELIZETE MALAFAIA – SAÚDE”  – PASTORA ELIZETE MALAFAIA. 

Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/livro-no-diva-saude-000482

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Joana: uma mulher ousada e humilde

Joana era esposa de Cuza, um oficial de finanças de Herodes Antipas (governador a serviço do Império Romano em Israel). Logo percebemos, então, que, com

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Uma mulher Insubstituível

Você consegue pensar em alguém assim, insubstituível? Talvez movidas pelos laços de família, lembremos-nos de nossos pais, filhos e outros familiares, mas quantas de nós

Leia mais

Outras Publicações