Menu

A importância do perdão

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Do amor próprio ferido decorrem muitos outros sentimentos negativos, tais como impaciência, agressividade, pessimismo, frustração, raiva, ódio, baixa autoestima e desejo de vingança. Não há como entender o Evangelho sem aceitar a ideia do perdão. Ele é a base para que nos acheguemos a Deus, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus (Romanos 3:23-24).

Perdoar o ofensor é a maior vitória e condição para que sejamos também perdoados: Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas (Mateus 6:14-15).

A Bíblia nos diz ainda que o perdão é também condição para que nossas orações sejam ouvidas: Portanto, eu lhes digo:

Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados. Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados (Marcos 11:24-26).

O Novo Testamento está repleto de passagens que alertam sobre a necessidade do perdão, sendo um mandamento do qual Deus não abre mão:

Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar e que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta (Mateus 5:23-24).

No passado, como a sociedade era patriarcal (mulher e filhos não tinham “voz”), tudo era aparentemente mais fácil: o homem determinava, falava e era obedecido sem ser questionado. Havia a mágoa, o ressentimento, o ódio e a sede de vingança, pois esses sentimentos negativos fazem parte da natureza decaída do ser humano e sempre foram despertados pelas circunstâncias e pela ação do diabo. Entretanto, essas emoções eram sufocadas pelos costumes da época, que não velavam pelos direitos de todos.

Hoje, um dos grandes desafios da família é aprender a se relacionar, perdoar e amar. Os direitos são iguais, a mulher tem participação ativa na sociedade e as crianças são bens pátrios (do Estado), devidamente protegidas pelos direitos estabelecidos no Estatuto da Infância e Adolescência, que, dentre outras coisas, protege-as contra abusos, agressões e torturas físicas e psicológicas.

As leis foram ampliadas, os direitos de cidadania igualmente concedidos, mas dentro do lar as leis sempre serão regidas pela boa vontade, pelo perdão e amor. Sem isso a família não consegue vencer tantos desafios e tentações da contemporaneidade.

É preciso perdoar e amar mais!

Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA ELIZETE MALAFAIA – FAMÍLIA”  – PASTORA ELIZETE MALAFAIA.

Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/livro-no-diva-familia-000476

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA FILHA

Paizinho querido, amo muito o Senhor. Tu és o amado da minha alma. Peço perdão à Ti por todos os meus pecados, pois, algumas vezes,

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Veronica Guimarães

A humildade e sua recompensa

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida. Pv. 22:4 A humildade tem uma recompensa valiosa. Em um mundo

Leia mais
Defesa da Fé
Tassos Lycurgo

O Cristianismo plagia mitos antigos?

Entre as muitas perguntas que recebemos, uma das que mais ocorrem quando investigamos o caráter original do pensamento cristão diz respeito à alegação de que

Leia mais