Menu

O que é ousadia?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

De acordo com a definição nos dicionários, é ousada quem é audaciosa, atrevida, arrojada, corajosa, determinada, persistente e destemida. A pessoa ousada costuma expressar com sinceridade sua opinião quanto a uma ordem social, cultural, política ou educacional, um estilo ou um pensamento, ainda que contrária ao senso comum. De modo geral, em todas as gerações surgem grupos (normalmente de jovens) que procuram inovar, questionar algo preestabelecido.

A Psicologia Social estuda as relações comportamentais dos seres humanos, levando em consideração questões como classe social; grau de instrução e educação; acessibilidade aos meios de informação e comunicação; período histórico de que determinado grupo faz parte; o meio em que vive; suas experiências, visão de mundo e expectativas. Unindo Psicologia e Sociologia, essa ciência tenta desvendar o que é inato (hereditário, individual) e o que é adquirido (influência social) no ser humano, bem como por que ele se comporta de formas diferenciadas em suas relações sociais.

Nesse sentido, o grau de ousadia de alguém dependeria de uma série de fatores psicológicos, históricos, sociais, políticos, culturais e educacionais. Para o cristão, contudo, todas essas questões caem por terra, pois, tomado pela ousadia que vem dos céus (a qual é essencialmente sábia), ele se vê orientado e impulsionado pelo Senhor a desenvolver a atitude certa, contrapondo, por vezes, estudos, pesquisas e estatísticas humanas!

Outro aspecto que merece destaque é que, embora algumas atitudes demonstrem ousadia e até gerem algum tipo de mudança, muitas vezes não trazem benefícios reais (físicos, mentais e espirituais) a quem as pratica e a outros, e ainda causam conflitos, gerando sentimentos de culpa e prejuízos.

É o caso, por exemplo, das jovens que, desejando libertar-se do “domínio” dos pais, fogem de casa e aventuram-se no mundo cruel e impiedoso, deixando para trás os estudos, o aconchego do lar e o amor com que eram cuidadas. Algumas chegam até a prostituir-se e submeter-se a maus-tratos para se manter, e, embora percebam o mal que fizeram a si mesmas, a maioria não consegue encontrar o caminho de volta por vergonha, falta de coragem ou recursos.

Alguns pensadores disseram o seguinte a respeito da ousadia:

A ousadia é, depois da prudência, uma condição especial da nossa felicidade.

Arthur Schopenhauer

A vida é uma oportunidade de ousar.

George Clemenceau

Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos; é justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis

Sêneca

Nas situações perigosas, a ousadia vale muito. Ousando, cresce a coragem; hesitando, cresce o medo.

Publílio Siro

Ousar sem saber é perigoso, mas saber sem ousar é vão.

Frederico Mayor

Temos que ousar, voltar a ousar, e continuar a ousar. 

Georges Jacques Danton

Toda glória deriva da ousadia para começar.

Eugene F. Ware

Tudo é ousado para quem a nada se atreve.

Fernando Pessoa

Tudo vai melhorar quando a maioria das pessoas de bem forem mais ousadas que as canalhas.

Arnaldo Jabor

Vive quem ousadamente vive.

Johann Wolfgang von Goethe

A vida é uma aventura ousada ou nada.

Helen Keller

Você deve estar perguntando-se por que estou citando autores seculares para falar de algo tão espiritual. São duas as razões. A primeira é que, por sermos tementes a Deus, não devemos deixar de aprender o que estudiosos nos deixaram como legado enriquecedor de conhecimento (ainda que humano). Assim, sigo a orientação do apóstolo Paulo: Mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom (1 Ts 5.21). 

A segunda razão está no fato de que, se tais pensadores, pela sabedoria humana, entenderam o quão fundamental é a ousadia para obter vitória, quanto mais nós, que temos o conhecimento da Palavra de Deus, a sabedoria do alto, devemos apropriar-nos dessa verdade! 

Para o mundo, ousadia geralmente implica enfoque no eu, no ego. Em outras palavras, para alguém ser ousado, precisa vender uma imagem confiável e positiva de si mesmo ou do produto que oferece, ser egoísta, emocionalmente frio, calculista, dissimulado, sempre justificando os meios utilizados (por vezes tortuosos) pelos fins a serem atingidos. 

O problema desse tipo de ousadia está na falta de ética automaticamente instaurada e na total falta de criatividade que se estabelece, visto que as pessoas passam a agir pela força (quem grita mais) e aparência (quem representa melhor). Isso, no entanto, nada tem a ver com a genuína ousadia, como contarei ao longo das próximas publicações na minha coluna aqui na FEBD. Não perca!

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA FILHA

Paizinho querido, amo muito o Senhor. Tu és o amado da minha alma. Peço perdão à Ti por todos os meus pecados, pois, algumas vezes,

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Uma Benção Chamada Sobriedade

Dentre as inúmeras crises que assolam a sociedade destaca-se atualmente a crise de sobriedade. Constata-se a ausência de sobriedade em todos os setores da vida

Leia mais