Menu

Sulamita: Intimidade e cumplicidade

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Minha querida, você é linda como Tirza, bela como Jerusalém, admirável como um exército e suas bandeiras. Desvie de mim os seus olhos, pois eles me perturbam. Seu cabelo é como um rebanho de cabras que descem de Gileade. Seus dentes são como um rebanho de ovelhas que sobem do lavadouro. Cada uma tem o seu par, não há nenhuma sem crias.  Suas faces, por trás do véu, são como as metades de uma romã.  Pode haver sessenta rainhas, e oitenta concubinas, e um número sem-fim de virgens, mas ela é única, a minha pomba, minha mulher ideal! Ela é a filha favorita de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Quando outras jovens a veem, dizem que ela é muito feliz; as rainhas e as concubinas a elogiam. Quem é essa que aparece como o alvorecer, bela como a Lua, brilhante como o Sol, admirável como um exército e suas bandeiras? Desci ao bosque das nogueiras para ver os renovos no vale, para ver se as videiras tinham brotado e se as romãs estavam em flor.  Antes que eu o percebesse, você me colocou entre as carruagens, com um príncipe ao meu lado. Volte, volte, Sulamita; volte, volte, para que a contemplemos.

 Cantares 6: 4-13

Cantares, também chamado de Cântico dos Cânticos (ou seja, o maior dos cânticos) e Cânticos de Salomão, encontra-se no Antigo Testamento, é classificado como livro poético e possui somente oito capítulos. Ele é um manual de felicidade conjugal para todos aqueles que o leem com fé e agem sabiamente segundo os princípios ali revelados.

Estima-se que fora escrito por volta do ano 900 a.C. pelo próprio rei Salomão. Sua estrutura é de um poema lírico, com vozes que se alternam em declarações, podendo confundir alguns leitores.

As personagens principais são: o noivo (o rei Salomão), a noiva (a Sulamita) e as mulheres de Jerusalém ou filhas de Sião, que seriam servas da noiva (e que exercem o papel de coro no poema). Outros personagens secundários são citados: os irmãos da noiva (Ct 1.6; 8.8,9) e sua mãe (Ct 1.6; 3.4; 6.9; 8.1,2,5).

O livro se divide, basicamente, em duas partes: o começo do amor (capítulo primeiro ao quarto) e o amadurecimento dele (capítulo quinto ao oitavo).

Há cristãos que não dão o devido valor a Cantares, esquecendo-se de que ele também foi inspirado pelo Espírito Santo. Alguns, inclusive, sentem-se incomodados com o fato de que o livro trata claramente sobre sexualidade, e não faltam os que tentam sublimá-lo, dando-lhe um caráter alegórico ou messiânico, como se o profundo amor entre o noivo e a noiva representasse o amor de Deus por Israel e de Jesus pela Igreja.

Embora essa interpretação espiritual seja possível, não podemos recusar a razão de ser do livro: Deus mostra que o sexo entre marido e mulher é puro e saudável. Para tanto, detalhadamente, nos é ensinado como agir no casamento a fim de sermos felizes. Repleto de simbolismos, o livro instrui todo casal a crescer em unidade, intimidade e amor.

Neste capítulo, veremos que, em parte o profundo amor que Salomão nutria por sua esposa se devia à ousadia que ela teve na área sexual, principalmente se considerarmos que ela viveu em uma época em que as mulheres quase não tinham expressão na sociedade – no lar, eram praticamente consideradas objetos de reprodução da espécie humana.

Sulamita ousou antes e depois do casamento, não segundo o padrão mundano atual (pelo qual é considerada ousada a mulher que se entrega sexualmente antes do matrimônio), mas, segundo o padrão divino.

Essa grande mulher tomou atitudes sábias em seu casamento, as quais lhe garantiram elogios do marido, seu profundo amor e sua admiração, e foram fundamentais para o sucesso de sua vida física, emocional e espiritual. 

*Este texto é parte da obra “VIVENDO COM OUSADIA” Adquira a obra integral https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-vivendo-com-ousadia-elizete-000460

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Florescer mesmo entre rochas

“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Essa foi a passagem que

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

CUIDADO COM AS PALAVRAS

A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua […] contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Adriano Lopes

O Deus dos começos pequenos

E Elias lhe disse: “Não temas, vai, faça conforme a tua palavra: porém faça disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora,

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

Trust in the Lord

“But blessed is the one who trusts in the LORD, whose confidence is in him. They will be like a tree planted by the water

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Relacionamentos

Deus criou macho e fêmea de cada espécie animal para que se reproduzissem e formassem lindos bandos. Depois, olhou para o homem e viu que

Leia mais