É possível adaptar diversas atividades aplicadas a cada tema a partir do uso de metodologias ativas, como por exemplo:
- Sala de aula invertida
Nessa metodologia, os alunos assumem o protagonismo no processo de aprendizagem. O professor, assim, atua como um mediador e/ou facilitador.
- Divisão da turma em grupos e sorteio de um tópico da revista para cada grupo.
- Cada grupo terá um tempo previamente determinado para estudar o tópico sorteado, pesquisar mais informações sobre ele (na Bíblia e/ou no celular) e preparar-se para apresentá-lo para a turma.
- Apresentação dos grupos (3 a 5 minutos por grupo).
- Feedback do professor e da turma sobre os conhecimentos adquiridos com a atividade.
Observações:
- O processo de curadoria da informação é fundamental para o sucesso da atividade, logo o professor não deve fazer nenhum tipo de introdução ou explicação prévia do conteúdo.
- Alguns alunos possuem dificuldade para apresentar-se sem um preparo prévio, por isso é importante orientar os grupos para que façam uma divisão adequada das tarefas, assim, nem todos precisarão se apresentar.
- A turma deve ser orientada a respeitar os turnos de fala e dar feedbacks com coerência, educação e empatia. Apenas críticas construtivas são bem-vindas.
2. Rotação por estações
- Em atividades que utilizam a metodologia de rotação por estações, a sala precisa ser previamente preparada pelo professor. Devem ser organizadas 3 ou 4 ilhas (com as próprias cadeiras e mesas) e, em cada uma delas, haverá uma atividade diferente sobre o mesmo tema (mapa mental, pesquisa, questionário, música, leitura, jogo etc).
- A turma precisa ser dividida em quatro grupos, os quais farão um rodízio entre as estações, de modo que todos realizem as atividades das quatro ilhas.
- As estações devem ser totalmente independentes, de modo que cada grupo possa passar por ela independentemente da estação da qual está vindo.
- Cabe ao professor estabelecer um tempo para cada estação, para otimizar e sincronizar o rodízio (5 a 10 minutos, no máximo).
- A atividade só termina quando todos os grupos passarem por todas as estações.
- Segue, abaixo, um exemplo de atividade com rotação por estações.
Revista nº08 – Lição 07 – “Que mundo era esse?”
Nessa lição, o objetivo é apresentar ao aluno o contexto social, político e religioso da época em que Jesus esteve na Terra. Sendo assim, a rotação por estações pode apresentar esses aspectos de maneira dinâmica e diversa.
- Estação 1 – Contextualização geográfica e social
- Nessa estação, haverá um mapa da Palestina disponível para análise dos alunos e um texto a ser lido, contendo as principais informações sobre o território.
- É possível disponibilizar nessa estação manuais bíblicos (ex. Manual Bíblico SBB), de modo a familiarizar os alunos com esse gênero textual.
- Após a leitura, cada aluno do grupo deverá responder a atividade 3 de sua Revista.
- Estação 2 – Contextualização política
- Nessa estação, os alunos deverão fazer as atividades 1 e 2 da revista. Para encontrar as respostas corretas, podem utilizar seus celulares para pesquisar na internet. (Caso a igreja tenha estrutura, seria interessante disponibilizar um notebook para uso do grupo na curadoria de informação nessa estação.
- Estação 3 – Contextualização religiosa
- Nessa estação, os alunos deverão produzir juntos um mapa mental com as informações sobre saduceus, fariseus e escribas.
- Devem ser disponibilizados papel, canetas coloridas, lápis etc.
3. Gamificação
- Ao usar a metodologia de gamificação, o professor pode aproveitar diversos jogos para verificar a aprendizagem dos alunos após a exposição do conteúdo (sugestão: Aplicativo Kahoot).
Autores: Paulo Maskote, Fernanda Toledo, Gabriel Danilo, Marcela Passos