Menu

Geração de Fineias

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A ira do Senhor havia se acendido contra Israel e uma praga corria no meio deles pois haviam se lançado nos braços das filhas de moabe na prostituição e também aceitado o convite para render-se a seus deuses. O cenário era de morte misturado com lamentações, o barulho que se ouvia era o choro do povo na frente da tenda da congregação e, para somar ao caos em que se encontravam, um isrealita agora estava trazendo a vista de todos para o meio do povo uma moabita… Exatamente aquela que conquistou Israel e irou a Deus. 

Mas, no meio dos lamentos do povo se encontrava ali também um jovem chamado Finéias. Ele estava ouvindo o choro de perto mas não deixou com que isso tomasse conta de suas emoções. Ele sabia que lamentação somada com lamentação nunca resultariam em nada. Sua percepção estava voltada para a brecha que poderia ser capaz de mudar o que estava acontecendo à sua volta.

A palavra vai dizer que Finéias: “Vendo isso…levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança, foi após o homem israelita até o interior da tenda, e os atravessou, ao homem israelita e a mulher, a ambos pelo ventre; então a praga cessou.” (Nm 25:7-8). Essa atitude fez com que Deus recebesse o ato de Finéias como uma expiação pelo povo, cessando a praga. 

Eu creio que a minha geração será uma geração de Finéias inconformados por estarem passando pela praga, e que serão a resposta para o fim da lamentação de muitos.  

Uma geração de Finéias que não são indiferentes ao que está acontecendo ao seu redor, mas sabem que a ferramenta de transformação que o cenário precisa pode ser exatamente a lança que está em suas mãos. 

Uma geração de Finéias que não entram no senso comum e dizem: “A situação está ruim e só vai piorar!” mas entendem que a “situação ruim” na verdade é exatamente o cenário certo para zelar pela santidade de Deus e glorificar o seu nome. 

Uma geração que ao ver a praga avançar e fazer mais uma vítima não permaneça igual, mas que esteja atenta às brechas que podem ser a oportunidade de fazer a diferença e salvar uma vida. 

A resposta de um cenário que parece não mudar, está exatamente na atitude que um Finéias pode tomar! Deus conta com uma geração interessada em fazer cumprir a sua vontade para um tempo como esse.  

Publicações Relacionadas

Devocional
André Batalhão

Ovelhas entre lobos

Quando Jesus envia os discípulos em missão, Ele não lhes promete facilidade, mas verdade. Suas palavras são diretas: “Eis que eu os envio como ovelhas

Leia mais
Devocional
André Batalhão

Fé que persevera

“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: ele lhes fará justiça,

Leia mais
Devocional
Déborah Freire

O ponto final

Pronto. Agora quero fazer algo por ela! Mas o quê? Um filho.Se considerarmos a narrativa bíblica, veremos que a sunamita não pediu nada em troca

Leia mais

Outras Publicações

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Estabeleça limites

Seu namoro é semelhante a uma carreta que corre ladeira abaixo sem freios? Infelizmente, esta é uma característica de nossa geração: não há limites. Então,

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E agora, Neemias?

“… até então eu ERA copeiro do rei.” Ne 1.11 Essa foi a declaração de Neemias tempos depois de saber como estava Jerusalém. Sua cidade

Leia mais