Menu

Geração de Fineias

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A ira do Senhor havia se acendido contra Israel e uma praga corria no meio deles pois haviam se lançado nos braços das filhas de moabe na prostituição e também aceitado o convite para render-se a seus deuses. O cenário era de morte misturado com lamentações, o barulho que se ouvia era o choro do povo na frente da tenda da congregação e, para somar ao caos em que se encontravam, um isrealita agora estava trazendo a vista de todos para o meio do povo uma moabita… Exatamente aquela que conquistou Israel e irou a Deus. 

Mas, no meio dos lamentos do povo se encontrava ali também um jovem chamado Finéias. Ele estava ouvindo o choro de perto mas não deixou com que isso tomasse conta de suas emoções. Ele sabia que lamentação somada com lamentação nunca resultariam em nada. Sua percepção estava voltada para a brecha que poderia ser capaz de mudar o que estava acontecendo à sua volta.

A palavra vai dizer que Finéias: “Vendo isso…levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança, foi após o homem israelita até o interior da tenda, e os atravessou, ao homem israelita e a mulher, a ambos pelo ventre; então a praga cessou.” (Nm 25:7-8). Essa atitude fez com que Deus recebesse o ato de Finéias como uma expiação pelo povo, cessando a praga. 

Eu creio que a minha geração será uma geração de Finéias inconformados por estarem passando pela praga, e que serão a resposta para o fim da lamentação de muitos.  

Uma geração de Finéias que não são indiferentes ao que está acontecendo ao seu redor, mas sabem que a ferramenta de transformação que o cenário precisa pode ser exatamente a lança que está em suas mãos. 

Uma geração de Finéias que não entram no senso comum e dizem: “A situação está ruim e só vai piorar!” mas entendem que a “situação ruim” na verdade é exatamente o cenário certo para zelar pela santidade de Deus e glorificar o seu nome. 

Uma geração que ao ver a praga avançar e fazer mais uma vítima não permaneça igual, mas que esteja atenta às brechas que podem ser a oportunidade de fazer a diferença e salvar uma vida. 

A resposta de um cenário que parece não mudar, está exatamente na atitude que um Finéias pode tomar! Deus conta com uma geração interessada em fazer cumprir a sua vontade para um tempo como esse.  

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A humildade e sua recompensa

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida. Pv. 22:4 A humildade tem uma recompensa valiosa. Em um mundo

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Larissa Silva

Vozes

“E Eli, ouvindo a voz do grito, disse: Que voz de alvoroço é esta? Então, chegou aquele homem a grande pressa, e veio, e o

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

O amor de Jesus para com as mulheres

A nova posição de importância da mulher na sociedade foi fomentada por Jesus, cumprindo-se que o que prenunciava a profecia de Joel 2.28,29: E, depois

Leia mais
Devocional
Déborah Freire

Abraão

Abraão passou por momentos de difícil posicionamento. Deus o manda sair da sua terra e ir para um lugar desconhecido, jamais pisado por ele e

Leia mais