Menu

Um dia comum

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, o sacerdote de Midiã. E ele conduziu o rebanho para trás do deserto, e chegou ao monte de Deus, até Horebe. E o anjo do Senhor lhe apareceu em uma chama de fogo no meio da sarça. E ele olhou, e eis que, a sarça queimava com fogo, e a sarça não era consumida. (Êx 3:1-2)

Moisés saiu para cumprir um afazer em um dia comum de sua vida de pastor em Midiã. Talvez ele tenha repetido essa rotina outras vezes, em outros dias. Apascentar as ovelhas de seu sogro, procurar por bons pastos em lugares distantes para alimentar o rebanho e tudo isso sozinho, tendo como companhia apenas as ovelhas. Mas Deus escolheu aquele dia aparentemente comum para chamar Moisés. 

Deus transformou aquele deserto distante no cenário da chamada de Moisés e, através de um arbusto que pegava fogo sem se consumir, dialogou com ele. A partir de algo que talvez ninguém desse importância e com um cenário improvável, Deus fez o dia que marcaria a vida de Moisés pra sempre. 

Deus me ensina através da chamada de Moisés que o cotidiano mais simples e comum pode ser o alvo das experiências mais sobrenaturais. Para Moisés era apenas um dia comum, mas para Deus foi a oportunidade perfeita para manifestar a sua presença e apresentar-lhe os seus planos.

Talvez nós tenhamos nos habituado a não esperar nada do comum. Acordamos de manhã prontos para vivermos a nossa rotina: fazemos as mesmas coisas, passamos pelos mesmos lugares e nos acostumamos a ver as mesmas cenas, falamos com as mesmas pessoas e no final do dia descansamos para viver tudo novamente. Não esperamos nada além do que já sabemos que irá acontecer em nosso dia a dia, vivemos sem expectativas dentro do comum. A fome de fazermos aquilo que precisamos dentro de nossas rotinas corridas também implica que nós vivamos no automático. 

Cada vez mais somos induzidos a acreditar que o comum não pode nos proporcionar algo além do esperado. Realmente nos esquecemos que o comum pode ser o alvo que Deus escolhe para falar conosco. Através de um sorriso, de um abraço, de uma conversa, de tantas maneiras… Servimos a um Deus que transforma os momentos mais inusitados nas experiências mais marcantes. Eu consigo me lembrar de várias vezes que pude contemplar a beleza da manifestação de Deus através das coisas que eu julgava serem as mais ordinárias. E foram nelas que Deus fez tudo parecer extraordinário! 

Precisamos voltar a criar expectativas dentro do que julgamos ser comum, pois ali pode ser o solo perfeito para que o diálogo mais inesquecível com Deus nasça. Era só uma sarça simples, mas foi visitada por um Deus que a tornou inesquecível para Moisés. Quem sabe hoje mesmo, naquilo que você julga ser simples, Deus possa te surpreender e transformar em uma experiência inesquecível? 

Que possamos viver as visitações do céu nos dias e nas situações mais improváveis de nossas vidas assim como Moisés viveu.  

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Larissa Silva

Esperança

Uma geração que acredita no vazio eternizado.Uma geração que não tem esperança nos ossos secos.Uma geração em que o que o outro fala se torna

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Olhar

Ao que temos dedicado o nosso tempo, visão e perspectiva de vida nos últimos tempos? Jesus diz que virá como um ladrão, num piscar de

Leia mais
NPC
Dérek Nascimento

Diga não ao aborto!  

Perspectiva principiológica Na semana passada, iniciamos nossa série de mensagens contra o aborto.  O primeiro prisma de análise será o principiológico.  Tem-se, ainda, no permear

Leia mais