Menu

Questões Relativas aos sinais proféticos do fim do mundo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

182. O mundo realmente terá um fim?

De acordo com vários textos bíblicos, sim. O fim deste mundo (como o conhecemos hoje) coincidirá com o dia do Juízo final ou Dia do Senhor, predito em Isaías 13.9,10; 2 Pedro 3.10-12.

183. Que tipo de sinais Cristo predisse que ocorreriam antes do fim?

O Senhor disse que haveria prodígios no céu (ver Mt 24.29; At 2.19), que os poderes do céu seriam abalados (Lc 21.26), que haveria sinais em baixo na terra (ver At 2.19), sinais concernentes à religiosidade, à vida espiritual (ver Mt 24.11; 24.24; 1 T n1 4.1) e sinais relacionados à nação de Israel (ver R1n 11.17-32).

184. Quais seriam os sinais preditos por Cristo relativos a Israel e ao fim do mundo?

Sem dúvida, um dos mais importantes sinais do final dos tempos, preditos pelo Senhor Jesus, diz respeito à nação de Israel. Quando a figueira (Israel) começar a brotar (o que aponta para suas atividades profético-religiosas), a humanidade estará ingressando no tempo do fim. Tudo o que acontece em Israel tem significado profético. Veja Romanos 11.1-8; Salmo 81.11,12.

185. O que seriam os sinais em baixo na terra, preditos por Jesus?

Podemos interpretar como uma alusão aos desastres naturais (como os terremotos, maremotos, enchentes, alterações climáticas), bem como ao terrorismo, às guerras, às enfermidades, à fome, às pragas.

Todos esses sinais na terra estão interligados, uma vez que o calor intenso em áreas onde a temperatura sempre foi agradável, por exemplo, pode provocar secas, improdutividade do solo, destruição das lavouras e pragas; o que, por sua vez, acarretará fomes, como descrito por Jesus em Mateus 24.7.

186. Quais são os sinais na natureza?

Segundo o que disse Deus por intermédio do profeta Joel, haverá sinais na terra como sangue, fogo e vapor de fumaça (At 2.19). Destes pode-se depreender desastres naturais, tais como terremotos (Mt 24.7; Lc 21.11), tremores de terra, alterações climáticas etc.

Em 2004, o mundo inteiro foi abalado com o tsunami ocorrido na Asia, pelo qual mais de 280 mil pessoas morreram e desapareceram. O que é um tsunamí? Uma vaga marinha volumosa, provocada por movimento de terra submarino ou erupção vulcânica; um terremoto no mar, que acarreta o deslocamento das placas tectônicas, sobre as quais está o oceano, e uma agitação imensa das águas, resultando em ondas que chegam de maneira violenta e desordenada ao litoral. As consequências são terríveis.

Os cientistas afirmaram que terremotos, erupções vulcânicas, detonações de artefatos nucleares no mar, deslizamentos de terra, impactos bólidos e outros distúrbios acima ou abaixo do nível do mar têm potencial para gerar o tsunami.

De acordo corno Centro de Pesquisa Epidemiológica de Desastres (em inglês, CRED), um órgão colaborador da Organização Mundial da Saúde, de janeiro a outubro de 2005 quase 100 mil pessoas morreram em todo o mundo devido a catástrofes naturais. O CRED possui um arquivo de dados sobre desastres em âmbito mundial. De acordo com essa entidade, o número desses eventos vem aumentando notavelmente desde 1900. O ano de 2005 poderia ter entrado para a história como o de maior número de catástrofes naturais. Mas não foi assim. Em 2006, houve registro de ainda mais convulsões naturais. Markku Niskala, secretário geral da Cruz Vermelha Internacional, declarou que, em 2007, houve um aumento de 20% de catástrofes em relação a 2006. Foi alcançada a assustadora cifra de 500 cataclismos no mundo inteiro. Na atualidade, calcula-se em 250 milhões o número de pessoas afetadas por desastres naturais a cada dez anos. Na metade dos casos, o elemento destruidor é a água. (ln: http://earthobservatorynasa.gov/ e http://thinkexist.com/markku_niskala/). Veja o Salmo 89.9,25; Ezequiel 26.19; Mateus 24.7.

Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em:  

https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197

Publicações Relacionadas

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Escolas de interpretação em Apocalipse

Durante muitos anos, o estudo do Apocalipse vem sendo explicado por diversas correntes, conceitos, pontos de vistas e métodos de interpretação. Esse livro profético-misterioso (o

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Inferno

281. O inferno existe? Quando alguém menciona a palavra inferno, as pessoas de um modo geral sentem medo, curiosidade e fazem questionamentos. Diariamente esta palavra

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Céu

268. O céu é um lugar real? Sim. O céu é um lugar real, onde existe uma cidade (Hb 11.16) de descanso (Hb 4.3-5,8-11), gozo

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

I will strengthen you

So do not fear, for I am with you; do not be dismayed, for I am your God. I will strengthen you and help you;

Leia mais
Natal
Edvanei Fernandes

Natal, Um Sinal de Salvação

Será que de fato as pessoas entendem o que é o Natal? A sociedade em geral caminha ano após ano comemorando aquilo que muitos teimam

Leia mais
Temas Difíceis da Bíblia
Erivelton Nunes

Satanás tem acesso ao céu?

A razão para o questionamento se Satanás (שָּׂטָ֖ן – satan) tem acesso ao céu, justifica-se pelo relato do texto do livro de Jó 1.6 e 2.1 que

Leia mais