Menu

Questões Relativas a Volta de Jesus

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Jesus voltará a esta terra?

Sim, Jesus voltará porque Ele mesmo o disse (Jo 14.1-3). Na Bíblia há vários testemunhos da vinda do Senhor: o testemunho dos profetas (Is 52.8; Ez 34.12), dos apóstolos (At 15.16), dos anjos (At 1.10,11), e do próprio Jesus (Jo 14.1-3,18).

A segunda vinda de Cristo também é aludida nas parábolas, como, por exemplo, na parábola do bom samaritano. Após ajudar o homem que foi assaltado por salteadores na estrada, o samaritano o levou para uma estalagem e disse ao dono do estabelecimento: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar (Lc 1 0.35). Neste sentido, pode-se concluir que o samaritano representa Jesus, o qual voltará para buscar Sua Igreja.


Quantas vezes em Apocalipse Jesus declarou que voltará?

Sete vezes: Brevemente a ti virei (Ap 2.5); em breve virei a ti (Ap 2.16); eis que venho sem demora (Ap 3.11); eis que venho como ladrão (Ap 16.15); eis que presto venho (Ap 22.7); eis que cedo venho (Ap 22.12); certamente, cedo venho (Ap 22.20). E a mensagem subjacente é: Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus (Am 4.12).


Por que Jesus voltará a este mundo?

Ele voltará para buscar Sua Igreja, homens e mulheres do mundo inteiro, de diferentes raças, culturas, status sociais, que creram no Senhor e entregaram sua vida a Ele. Para estes, Cristo vai voltar, conforme o próprio Filho de Deus declarou: Voltarei para vós (Jo 14.18b).


Como será a vinda de Jesus?

A volta de Cristo terá duas etapas. Na primeira, Ele voltará somente para os salvos, para aqueles que acreditaram na Sua Palavra e perseveraram na fé. Na segunda, Jesus virá manifestando a glória do Pai a todos na terra, e os santos (os cristãos que formam a Igreja, a Noiva do Cordeiro, que já participaram das bodas) com Ele. Nesta segunda etapa, o Senhor virá publicamente, ou seja, todo olho o verá (Ap 1.7).


Em que dia, ano e ocasião Jesus voltará?

Ninguém sabe. Conforme declarou o próprio Jesus em Mateus 24.36: Porém. daquele Dia e hora ninguém. sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.


Ao voltar publicamente, Jesus virá sozinho?

Em Apocalipse 19.11-21 lemos o seguinte:

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram corno chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus, para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a came dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam., e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército. E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.


De acordo com os versículos acima, Jesus virá com os exércitos celestiais.

No texto de Apocalipse 1.3, encontra-se uma promessa extraordinária, para a qual devemos atentar: Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Podem ser observadas, portanto, três atitudes essenciais para que os cristãos sejam bem-sucedidos quando ocorrer a volta de Jesus:

  • Ler as profecias sobre o fim dos tempos (você está lendo este livro e a Bíblia Sagrada).
  • Ouvir as palavras proféticas, ou seja, ter ciência de cada uma delas (quando você lê as profecias, você as está ouvindo).
  • Guardar tudo o que foi profetizado, crer. Os que assim procederem estarão preparados para os últimos dias.

Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197

Publicações Relacionadas

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Escolas de interpretação em Apocalipse

Durante muitos anos, o estudo do Apocalipse vem sendo explicado por diversas correntes, conceitos, pontos de vistas e métodos de interpretação. Esse livro profético-misterioso (o

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Inferno

281. O inferno existe? Quando alguém menciona a palavra inferno, as pessoas de um modo geral sentem medo, curiosidade e fazem questionamentos. Diariamente esta palavra

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Céu

268. O céu é um lugar real? Sim. O céu é um lugar real, onde existe uma cidade (Hb 11.16) de descanso (Hb 4.3-5,8-11), gozo

Leia mais

Outras Publicações

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Falso Profeta

Quem será o Falso Profeta? Eminentes teólogos e expositores da Bíblia declaram que, depois de Cristo, as duas maiores personagens no panorama profético dos últimos

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

O Homem de Dores

“Só um Deus sofredor pode ajudar”. Dietrich Bonhoeffer Há tempos o homem se inquieta com a reação de Deus ao seu sofrimento. Como um Deus

Leia mais
Devocional
Renata Santana

Mergulhar

‘Cantem para ele e louvem-no; relatem todas as suas maravilhas’.  Salmos 105:2 Gostaria de nunca esquecer um preceito: Para contemplar o mar, é necessário ir

Leia mais