Quem serão duas testemunhas em Apocalipse 11?
Alguns estudiosos da Bíblia dizem que elas representam o Antigo e o Novo Testamento, a lei e a graça (Rm 3.21). Já outros afirmam que elas são Josué e Zorobabel (Zc 4.3,12), João e Paulo (Jo 21.22,23; Fp 1.22- 25), ou dois pregadores, sendo um judeu, e o outro um gentio. E, para um grande grupo de teólogos renomados, as duas testemunhas poderão ser Enoque e Elias (Gn 5.24;
2Rs 2.11). Mas a resposta mais aceita pelos exegetas bíblicos, teólogos, comentaristas e estudantes da Bíblia é que as duas testemunhas provavelmente serão Moisés e Elias (Dt 34.6; Lc 9.30,31; Jd 1.9), uma vez que:
- Às duas testemunhas estarão associados os mesmos elementos naturais (a água, o fogo, pragas) que Moisés e Elias (Êx 7.19; Tg 5.17; Ap 11.5,6).
- Assim como Moisés testemunhou sobre Deus diante do faraó, e Elias, de Acabe, as duas testemunhas profetizarão e testemunharão sobre o poder divino ante o último império satânico comandado pelo Anticristo (Êx 7.1-7; 1Rs 18.7 -15; Ap 11.3).
- Tanto Moisés como Elias enfrentaram oposição ferrenha da parte dos inimigos do Senhor. As duas testemunhas também enfrentarão (Êx7.10,11; 1Rs 18.19- 40; Ap 11.3).
- Moisés e Elias apareceram como duas testemunhas a Cristo no monte da Transfiguração (Me 9. 4); Moisés representando a Lei, e Elias, os Profetas (Lc 9.30).
- Moisés e Elias foram levados pelo Senhor em plena atividade ministerial. As duas testemunhas serão arrebatadas pelo Senhor diante dos inimigos delas (Nm 20.12; 2Rs 19.16; Ap 11.12).
A despeito dessas conjecturas, apenas Deus sabe a real identidade das duas testemunhas. Sendo assim, não deve ser nossa prioridade tentar descobrir isso, uma vez que isto será revelado no tempo oportuno e que saber o nome delas não traz crescimento espiritual aos fiéis que servem ao Senhor.
O mais importante para o cristão é ter a segurança da sua salvação na bendita pessoa do Senhor Jesus e estar atento aos eventos proféticos que atestam a veracidade da volta de Cristo a qualquer instante.
Durante o tempo em que as duas testemunhas estiverem ministrando na terra, haverá salvação. Mas o preço será altíssimo. Devemos, pois, estar vigilantes para não perdemos a nossa salvação (Hb 2.1-3).
Quais serão as atividades das duas testemunhas?
Segundo Apocalipse 11.3-6, as duas testemunhas profetizarão durante três anos e meio (1.260 dias, v. 3), transmitindo as verdades de Deus às nações que pisarão a Cidade Santa por quarenta e dois meses (v.2). Além disso, anunciarão que os reinos da terra passarão a ser do Senhor Jesus, e que Ele voltará para implantar o Milênio.
As duas testemunhas, vestidas de pano de saco (Ap 11.3 NVI), terão poder para falar em nome de Deus e operar milagres. Atente para o que é revelado em Apocalipse 11.5,6, sobre o poder divino concedido a elas:
Se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal) importa que assim seja morto. Estas têm. poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.
Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197