Em Êxodo, o segundo livro da Bíblia, no capítulo 28 em diante, vemos que Deus escolhe Arão e seus filhos para serem sacerdotes. Durante todo capitulo a Bíblia vai dando detalhes sobre como seria a função de sacerdote, suas vestes, peitoral, Urim e Tumim, a lâmina de ouro puro e finalmente chega-se ao sacrifício e às cerimónias da consagração.
No capítulo 29 chama atenção o versículo 13, quando afirma: também tomarás toda gordura que cobre as entranhas e o redenho de sobre o fígado e ambos os Rins e a gordura que houver neles e queimá-los as sobre o altar.
Também tomarás toda a gordura que cobre as entranhas, e o redenho de sobre o fígado, e ambos os rins, e a gordura que houver neles e queimá-los-ás sobre o altar;
Êx. 29.13
E continua no versículo 14: Mas queime fora do acampamento a carne do animal, o couro e as vísceras. Essa é uma oferta para tirar os pecados dos sacerdotes.
Então surge a pergunta: Por que a lei separa os órgãos dos animais? De um lado fígado e os rins, e do outro os demais órgãos? E por que a associação com os pecados dos sacerdotes?
Para entendermos melhor convém observar quais as funções do fígado e dos rins. O fígado é um órgão vital para o ser humano. Ele faz parte do sistema digestivo, sendo responsável por centenas de funções auxiliando também no metabolismo e no armazenamento de nutrientes. Possui aproximadamente 20 cm de diâmetro e um peso médio de um quilo e meio. Localizado no quadrante superior direito do abdómen, logo abaixo do pulmão, tem um suprimento sanguíneo feito por duas vias principais sendo a primeira delas a artéria hepática e em seguida a veia aorta, podendo chegar a receber mais de um litro de sangue por minuto! Uma de suas funções mais interessantes é a incrível eficiência para se regenerar. É uma complexa fábrica orgânica com centenas de funções, entre uma das mais importantes é remover toxinas do sangue.
Já os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados a coluna vertebral atrás das últimas costelas e medem aproximadamente 12 cm. Cada um pesa cerca de 150 gramas. São 3 as principais funções: 1- filtrar o sangue e eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal, 2- manter um constante equilíbrio hídrico no organismo, eliminando excesso de água, sais, eletrólitos e 3- produção de hormônios que agem no corpo inteiro.
– Deus quer que filtremos nossas vontades, de modo a permanecer a Dele, através de sua poderosa Palavra. Quando os rins não filtram o que é bom, a nossa saúde fica comprometida;
Então não é mera coincidência a associação que a Bíblia faz entre fígado e rins e o sacerdote. Os dois órgãos principais do corpo que servem para purificar o sangue, filtrar organismo de todas as impurezas e toxinas é comparado ao sacerdote, que na sua função de oferecer sacrifícios diários e constantes, realizavam a expiação dos pecados do povo, deixando-os preparados e puros para estarem diante de Deus. Jesus foi nosso sumo e eterno sacerdote (Hb 4.14), que através de seu sacrifício suficiente na cruz, nos deu acesso ao Pai celestial.
O texto nos leva à conclusão de que o Deus Santo exige santidade no seu Altar, a carne deve ser queimada … Deus espera a nossa vida por inteiro: o fígado auxilia no armazenamento dos nutrientes necessários para nossa vida e os rins que filtram o sangue! Este é um exemplo bastante interessante de como a fé e a ciência, estabelecidas pelo Criador, caminham juntas.