Menu

Imagem e semelhanças: A anatomia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

No relato da criação em Gênesis, capítulo 1, Deus nos formou à sua imagem: Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” Essas semelhanças são várias, como razão, liberdade de escolhas, vontades e capacidade criativa. Somos espíritos, criados por Deus e tornados filhos através de Jesus.
A imagem de Deus pode ser refletida em dois números especiais: 3 e 7. Vê-se o número três refletido na Santa Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo) e os sete espíritos de Deus (conforme Apocalipse 1:4).
Quanto ao povo de Deus, tem-se também um número especial, o 12, pois está refletido nas doze tribos e nos doze apóstolos. A Bíblia também fala que Jesus é o cabeça da igreja e nós somos seu corpo. Agora vamos analisar quais semelhanças podemos associar entre a imagem refletida de Deus em sua Palavra e o corpo humano.
Então, a cabeça é Jesus e nós somos seu corpo. Existem 33 vértebras na coluna, a idade de Cristo. A porção cefálica da coluna, que se liga à cabeça, é denominada coluna cervical e possui sete vértebras. Sete também são os orifícios da cabeça, a saber: 2 olhos, 2 ouvidos, 2 narinas e 1 boca.
Sete também são os tipos principais de movimentos que as articulações sinoviais permitem: flexão, extensão, abdução, adução, rotação, circundação e deslizamento. E quanto ao número três, na cabeça encontramos, no ouvido interno, três pequenos ossos: martelo, bigorna e estribo. Após o tímpano receber o som que vibra através do ar, ele transfere a energia mecânica para esses três ossos, que assim transmitem a informação auditiva para as vias neurológicas, através da cóclea e do órgão espiral (ou de Corti), em sua porção neurossensorial.
Descendo para o corpo, temos a igreja do Senhor e o seu povo. Simbolizados pelo número doze, no corpo humano temos 12 pares de costelas que protegem o tórax e a porção superior do abdome. Novamente na coluna, na porção torácica, temos doze vértebras.
Mas o mais incrível é que saem do cérebro para todo o corpo 12 pares de nervos cranianos, que comunicam e comandam a maior parte dos órgãos do corpo, juntamente com a medula espinhal. São os patriarcas das 12 tribos e os 12 apóstolos da igreja de Cristo, enviados pela cabeça para o mundo, para pregar as boas novas e levar os comandos do Senhor!
Assim, as semelhanças não são aleatórias, mas refletem claramente a grandeza de Deus, que nos formou com suas próprias mãos, com identidade, livre-arbítrio e capacidade criativa, todos com inspiração divina. Não somos frutos do acaso ou de uma mera explosão cósmica. Temos propósitos e um Criador que nos ama!

Publicações Relacionadas

Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Por que sou objetor de consciência?

Vivemos em uma democracia. Isso é muito bom. Apenas 7,8% da população vive em “democracias plenas”. A EIU (Economist Intelligence Unit) alertou para a regressão

Leia mais
Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Fígado, Rins e Sacerdócio

Em Êxodo, o segundo livro da Bíblia, no capítulo 28 em diante, vemos que Deus escolhe Arão e seus filhos para serem sacerdotes. Durante todo

Leia mais

Outras Publicações

NPC
Dérek Nascimento

Diga não ao aborto!  

Perspectiva Acadêmica Se perguntares para qualquer cientificista honesto intelectualmente em que momento exato a vida é gerada, ele não conseguirá responder com exatidão. Isso se

Leia mais
Teologia
Dr.Bruno Albuquerque

Lutero e o Sacerdócio universal da Igreja

Breve introdução: No presente artigo, pretendemos apresentar algumas linhas fundamentais da teologia protestante, quanto à compreensão do que se chama de sacerdócio universal dos fiéis.

Leia mais