Menu

Imagem e semelhanças: A anatomia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

No relato da criação em Gênesis, capítulo 1, Deus nos formou à sua imagem: Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” Essas semelhanças são várias, como razão, liberdade de escolhas, vontades e capacidade criativa. Somos espíritos, criados por Deus e tornados filhos através de Jesus.
A imagem de Deus pode ser refletida em dois números especiais: 3 e 7. Vê-se o número três refletido na Santa Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo) e os sete espíritos de Deus (conforme Apocalipse 1:4).
Quanto ao povo de Deus, tem-se também um número especial, o 12, pois está refletido nas doze tribos e nos doze apóstolos. A Bíblia também fala que Jesus é o cabeça da igreja e nós somos seu corpo. Agora vamos analisar quais semelhanças podemos associar entre a imagem refletida de Deus em sua Palavra e o corpo humano.
Então, a cabeça é Jesus e nós somos seu corpo. Existem 33 vértebras na coluna, a idade de Cristo. A porção cefálica da coluna, que se liga à cabeça, é denominada coluna cervical e possui sete vértebras. Sete também são os orifícios da cabeça, a saber: 2 olhos, 2 ouvidos, 2 narinas e 1 boca.
Sete também são os tipos principais de movimentos que as articulações sinoviais permitem: flexão, extensão, abdução, adução, rotação, circundação e deslizamento. E quanto ao número três, na cabeça encontramos, no ouvido interno, três pequenos ossos: martelo, bigorna e estribo. Após o tímpano receber o som que vibra através do ar, ele transfere a energia mecânica para esses três ossos, que assim transmitem a informação auditiva para as vias neurológicas, através da cóclea e do órgão espiral (ou de Corti), em sua porção neurossensorial.
Descendo para o corpo, temos a igreja do Senhor e o seu povo. Simbolizados pelo número doze, no corpo humano temos 12 pares de costelas que protegem o tórax e a porção superior do abdome. Novamente na coluna, na porção torácica, temos doze vértebras.
Mas o mais incrível é que saem do cérebro para todo o corpo 12 pares de nervos cranianos, que comunicam e comandam a maior parte dos órgãos do corpo, juntamente com a medula espinhal. São os patriarcas das 12 tribos e os 12 apóstolos da igreja de Cristo, enviados pela cabeça para o mundo, para pregar as boas novas e levar os comandos do Senhor!
Assim, as semelhanças não são aleatórias, mas refletem claramente a grandeza de Deus, que nos formou com suas próprias mãos, com identidade, livre-arbítrio e capacidade criativa, todos com inspiração divina. Não somos frutos do acaso ou de uma mera explosão cósmica. Temos propósitos e um Criador que nos ama!

Publicações Relacionadas

Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Por que sou objetor de consciência?

Vivemos em uma democracia. Isso é muito bom. Apenas 7,8% da população vive em “democracias plenas”. A EIU (Economist Intelligence Unit) alertou para a regressão

Leia mais
Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Fígado, Rins e Sacerdócio

Em Êxodo, o segundo livro da Bíblia, no capítulo 28 em diante, vemos que Deus escolhe Arão e seus filhos para serem sacerdotes. Durante todo

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Esforço e Sacrifício

Tenho encontrado muitas pessoas, muitas mesmo, que estão fazendo alguma coisinha para Jesus e chamam isto de sacrifício. Penso que deveríamos ser mais honestos, mais

Leia mais
Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Fígado, Rins e Sacerdócio

Em Êxodo, o segundo livro da Bíblia, no capítulo 28 em diante, vemos que Deus escolhe Arão e seus filhos para serem sacerdotes. Durante todo

Leia mais