“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. Mc 10:45
O evangelho de Marcos traça o perfil do Senhor Jesus Cristo, “Como Servo”. Embora seja Ele o Senhor de tudo, através do processo de encarnação se fez servo, para poder efetuar o plano da nossa Redenção. A origem da palavra SERVIR vem do latim SERVITUM, que significa “escravidão, servidão” ou ainda servos, escravos.
Vale acentuar que o Senhor dá uma reprimenda, isto é, uma advertência severa nos Doze, pois naquela noite estiveram debatendo sobre quem era o maior, Ele os ensina que quem quisesse se tornar importante no Reino deveria ser servo, contrariando a cultura da época e dos valores do mundo, em que muitos querem ser servidos e não servir, conquistar posições sociais. Além disso, Israel estava sob ocupação Romana, toda a nação e incluindo os Doze pensavam em um reino messiânico terreno, mas o Senhor falava do Reino que não tem fim, o Reino que é eterno.
De acordo com o evangelho de João (Jo 13.1-5), Jesus Cristo apresenta um padrão do serviço no Reino, Ele dá o exemplo de um novo modo de ver o mundo e de viver nele, isto é,o serviço a Deus e ao próximo como estilo de vida.
Quando Jesus lavou os pés dos seus discípulos, Ele estava no cenáculo, onde celebrava a Páscoa com eles. Este era o momento propício para o ensino de uma prática imprescindível à Igreja, ou seja, o serviço cristão. Naquele dia, ninguém ofereceu água para lavar as mãos nem os pés, então Jesus aproveitou a ausência do servo e rompeu a regra da sociedade, causando espanto a todos. Em seguida, interrompeu a refeição pascoal para lavar os pés dos seus discípulos. Tal prática imprimiu nos seus discípulos a sua principal marca ministerial: Servir ao próximo.
Jesus deixa bem claro quem é o nosso próximo, segundo o evangelho de Mateus 25.35-45 “quando a um destes pequeninos…”. Quando servimos em presídios, hospitais, orfanatos ou na igreja nos seus diversos departamentos e projetos especiais, desta forma, estamos servindo de forma integral ao nosso próximo e a obra de Deus.
“Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz, façais vós também”. (Jo 13.15)
Ações de Jesus Cristo como servo nessa passagem bíblicas, servem para todos nós que vivemos o “novo nascimento”, e fomos chamados para servir ao Reino, como modelo e inspiração de vida:
• Servir como voluntário
Na carta de Paulo (1Tm 2.6a.) “O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos.” Assim como, Jesus Cristo deu a si mesmo voluntariamente para a morte de cruz por nós, devemos ofertá-Lo a nossa vida. Os cristãos primitivos servem de inspiração para nós hoje, os mesmos se esvaziaram de suas vontades e se dedicaram plenamente aos interesses do Reino.
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” Fp 2.5.
• Servir com humildade
Na carta de Paulo (Fp 2.8) “E, achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz”.
É necessário salientar que o serviço cristão deve ser revestido de humildade, sem a busca por aplausos, reconhecimentos ou posições. Isto significa ,buscar uma dependência contínua do poder de Deus. Por isso, “É necessário que ele cresça e que eu diminua.” Jo 3.30.
• Servir por amor
Consoante o evangelho de João (Jo 13.1b) “Como havia amados os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
Vale acentuar que, é o amor que torna o serviço a Deus e ao próximo mais do que mera obrigação, faz com que o servir, seja uma experiência solidária e autêntica. Ao servirmos na obra de Deus, devemos sempre analisar as nossas intenções, que nossa motivação seja sempre inspirada no amor obediente do nosso Salvador Jesus Cristo . Nesse contexto, “ O amor, tudo sofre, tudo crê , tudo espera, tudo suporta” 1 Co 13.7
• Servir com Excelência
Na carta de Paulo (Fp 2.8b) “Sendo obediente até à morte, e morte de cruz”.
Destaca-se que o Servo terminou a obra redentora com excelência na cruz do calvário, quando disse: “está consumado!”, e foi recompensado! “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome”. Fp 2.9
Para servirmos com excelência no Reino, precisamos saber para quem estamos servindo. Dessa forma, conseguiremos ser obedientes, fiéis, prudentes e aplicados, a fim de trabalhar para o bem comum, servindo com alegria, prazer e com o coração cheio de amor e misericórdia. Em resumo, “E tudo que fizerdes, fazei-o de todo o coração , como ao Senhor, e não aos homens. Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo servis.” 1 Ts.3.23,24