Menu

A árvore dentro da semente

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Quando a gente encontra alguém que topa sonhar os nossos sonhos, tudo parece fluir melhor. Temos mais energia, mais ideias brotando, mais condições de chegar ao objetivo. O problema é que encontrar essa pessoa não é comum, e muitas vezes a espera faz brotar um sentimento de frustração. Mas na vida precisamos aprender que não teremos uma só pessoa ao longo do caminho, nos ajudando a viver o sonho. Muitas pessoas passarão, cada uma numa etapa do projeto, cada qual com sua contribuição distinta na história da nossa vida. Essa lógica tão simples reafirmei através de um livro infantil: A árvore dentro da semente, de Max Lucado.

Não podemos esperar que alguém ande junto o tempo todo, porque afinal, cada pessoa tem seus próprios projetos para realizar. Daí a resposta para a minha grande pergunta… É fácil idealizar e difícil realizar porque, como uma árvore frondosa e firme no solo, passamos por um longo processo de crescimento e amadurecimento! Primeiro uma semente precisa desprender-se da árvore, deixar seu lugar de segurança e conforto, depois precisa morrer. Essa morte exige recolhimento e quietude, um tempo sob o manto aquecido e escuro do solo. Mas não serve qualquer lugar, precisa ser fértil, iluminado, irrigado, então a gente precisa saber onde se dispor pra morrer…

Na morte da semente vem uma nova etapa, crescemos tímidos sob o solo, e depois descobrimos que brotar sobre a terra é um risco necessário. Podemos ser pisados, arrancados, mutilados… Mas seguimos no processo, porque é Deus quem dá o crescimento! E assim, tão jovens de entendimento, observamos outras árvores frutificando, servindo de abrigo, de alegria, de inspiração.

Mas finalmente chega o dia em que também florescemos, e aparecem os frutos! Quanto tempo se passou, nem nos damos conta mais! Mas foi uma longa espera! E então a gente compreende que a sombra, a acolhida que damos, a segurança dos galhos, a firmeza das raízes e o tão desejado fruto é resultado de inúmeras vidas, que ao longo de todo o processo deram a sua contribuição para que permanecêssemos no objetivo de virar uma enorme árvore.

Agradeço a Deus por me dar o devido crescimento, e ter colocado lavradores hábeis para cuidar de mim. Agora me cabe cumprir a minha missão!

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Renata Santana

A luz da Tua presença

Como é feliz o povo que aprendeu a clamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença!  Sl 89.15 Feliz e clamar… Duas palavras

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Holofotes

Para quem temos pregado verdadeiramente, para nós mesmos ou para aqueles que precisam ouvir? Às vezes, nosso maior anseio não está em cumprir o IDE

Leia mais