Menu

RECALCULANDO A ROTA PARA SERVIR DE NOVO

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Quando Noemi viu que Rute tinha tomado uma decisão firme e que nada a podia demover, não insistiu mais.”Rute 1.18

A necessidade, muitas vezes, é o único norte que se tem, a única conselheira, o caminho irremediável. Comer ainda é a mais gritante dentre outras carências humanas. Imagine então em uma sociedade agrícola, como eram as da antiguidade, em que a fome era mais enfática do que se é agora. “Houve fome na terra” Assim, baseada na necessidade e nesse contexto de fome, a família de Noemi toma a decisão de encher seus estômagos indo para outra nação, Moabe. O Livro de Juízes diz que “naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.”

Refletindo sobre essa família, penso que talvez pudessem não ter ido, ou poderiam ter voltado logo…

Quem sabe? faríamos o mesmo? Porém terminam com outras fomes. Lá ela perde seu marido, seus filhos e seus pequenos sonhos. O estômago cheio, e a alma vazia.

Hoje não é diferente, podemos tomar caminhos impulsionados por nossas “imperiosas” urgências. Talvez não só pela falta de pão, mas por outras fomes: de amor, de status, de aceitação… Pois os tempos e as sociedades mudam, mas o ser humano…. ah… o ser humano! Esse é quase imutável.

            Lembro-me de Ló. Ele também foi seduzido pelas curvas sinuosas do verde fértil das campinas de Sodoma. Quando as aparências e as oportunidades ditam as regras em detrimento à orientação divina nascem os “Moabes”.

Eu e você, sob o comando das nossas insuficiências, também podemos lançar o olhar para campinas verdejante. Porém, o que era verde vai lentamente se acinzentando, então nos damos conta da realidade hostil e dos lugares inóspitos em que entramos.  Dizemos a nós mesmas que será apenas por um período. E que logo, logo faremos o retorno; no entanto, é como um atoleiro, depois de entrar é difícil sair.

O tempo vai passando, aquilo que tinha prazo torna-se permanente: relacionamentos abusivos, lugares tóxicos, moradias indignas, subempregos, dividas, sobrecargas, pecados… a lista é grande. E, de alguma forma, morremos, alguns literalmente como os homens da casa de Noemi, e outros, como ela, ficam com o corpo vivo, e alma morta. Por isso existem tantos “zumbis” em todas as esferas da sociedade.

            Apesar de ela, provavelmente, não ter sido a responsável direta pela decisão de ir, inevitavelmente colheu os amargos frutos.

Então, diante de tamanha complexidade, o que fazer?

Noemi nos deixou uma lição. No entardecer sombrio da sua vida, surgiu um raio de sol, uma inesperada boa notícia!  Pois ela ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão. Nesse momento, aquela mulher resolveu retornar, encarar a realidade, aceitar suas perdas, sua vergonha e recomeçar.  Ela cata seus pedaços caídos,no chão moabita, abandona a velha casa construída sobre a areia e caminha, mesmo devagar, rumo à Casa do Pão (Belém).

Saiba que, por pior que sejam as tragédias individuais e até mesmo as coletivas,  haverá sempre um caminho de volta, um recomeço, a possibilidade de reconstruir a  vida sobre a Rocha.

            Jesus (o nosso modelo) ao sentir fome foi sugestionado a transformar pedra em pão, mas qual o problema? Mais tarde ele mesmo não transformaria água em vinho, multiplicaria pães e peixes. O problema era a voz de comando.  Jesus estava no deserto sob a orientação do Espírito Santo, Ele sobrepujou sua própria carne (fome, vontade) e a enganadora voz da Antiga Serpente, pois aquele que anda no Espírito não faz a vontade da carne.  Ele  cumpriu a vontade do Pai; por isso não pereceu de fome, ainda no deserto foi servido por anjos.

O mais importante é estar sob o senhorio de Cristo, porque nem só de pão viverá o homem, mas sim de toda a Palavra (o verbo vivo) que sai da boca de Deus. Só Ele, que é o pão e a água da vida, pode suprir plenamente todas as nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais.

Quer você fique , quer você vá ( como Rute), quer você retorne.

 É preciso caminhar debaixo do senhorio de Cristo.

Assim como explicado no Livro de Apocalipse 2:4-5

“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.”

Noemi, que havia perdido tudo, ainda voltaria a SERVIR com alegria. Sua vida que se tornara seca como um solo castigado pela falta de chuva se tornaria fértil, seu colo frio acolheria de novo e seus braços cansados embalariam a linhagem  Daquele que veio para suprir toda falta, toda fome não só de hoje, mas eternamente!

Publicações Relacionadas

Sala dos Professores
Roberta Galvao

TORNE-SE INESQUECÍVEL!

“…aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Paulo Maskote

O que esperar de 2022?

O ano de 2021 se tornou passado e cumpriu sua promessa: PASSOU. Caberá a cada um de nós escolher o que levar desse ano –

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

CTRL C + CTRL V

É preciso mais do que uma boa intenção em querer ajudar alguém. O episódio da morte de Lázaro me ensina isso… A forma como Jesus

Leia mais