Menu

Calebe considerava as pessoas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Apesar de não compartilhar a opinião da maioria, Calebe aprendeu a considerar as pessoas e a respeitar as diferenças individuais. Vamos isso em Josué 14.8, onde Calebe diz: Meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. Mesmo aqueles de espias sendo incrédulos não deixaram de ser considerados como irmãos por Calebe.

Muitas vezes, por pequenas bobagens, alguns crentes se afastam de outros, dizendo: “a partir de hoje, eu não quero ter relacionamento com minha família, aquele bando de incrédulos que irá para o inferno!” ou “não falo mais com fulano”, e coisas do tipo. Por que isso? Deveria ser o contrário! Após a conversão, a pessoa deveria melhorar sua convivência com a família, os vizinhos, os amigos e irmãos em Cristo. Ela também não pode considerar o outro somente por aquilo que este lhe proporciona ou pelas suas qualidades; deve considerar seu valor como ser humano.

A estima e o carinho são consolidados ao longo do relacionamento, o que exige tempo e investimento para fortalecer-se. Uma amizade forte não pode ser construída em um mês apenas. Isso é interesse! Em um mês de relacionamento não dá pra considerar a pessoa amiga. Qualquer relacionamento precisa de tempo. Não tem outro jeito!

Você pode até dizer que determinada pessoa é sua amiga por delicadeza, por educação, mas um amigo verdadeiro é aquele cujo amor, respeito, cuja fidelidade e lealdade foram testados e resistiram ao longo dos anos.

Sendo assim, como você pode rejeitar a amizade de uma pessoa com quem você conviveu há 20 anos, porque ela cometeu uma “burrada”, mas não contra você? Se ela fez uma bobagem, é prudente alertá-la das consequências. Mas não condená-la e pôr fim a amizade.

Uma pessoa não é considerada amiga apenas porque só tem acertos. Amigos têm defeitos! Os meus amigos erram; eu também erro. É possível que um amigo meu tenha uma atitude que eu desaprove. Se isto ocorrer, vou manifestar minha opinião, mas ele vai virar meu inimigo!

Lembre-se do que Calebe disse: Meus irmãos […] fizeram derreter o coração do povo. Aqueles espias israelitas levaram o povo à incredulidade, mas ainda assim foram considerados irmãos por Calebe. Eles erraram, mas continuaram sendo seus irmãos!

Sabe por que muito crente não ganha os parentes para Jesus? Porque depois que se converte vira inimigo dos familiares. Não tem uma palavra boa para eles. Ao contrário, quando os parentes falam que irão visita-lo, o crente diz: “Tá amarrado! Para longe, Satanás!” Então, os familiares comentam: “Esse aí virou fanático, paranoico, maluco!” Mas era para dizerem: “Sabe que depois que essa pessoa foi para a igreja, ela melhorou demais. Era meio chata, enjoada. Agora está mais alegre, mais feliz!”

Você não pode, por causa da sua fé, desprezar as pessoas com quem você construiu relacionamentos! Pelo contrário, agora deve usar esse conhecimento e essa nova experiência com Deus, para contagiá-las com o amor divino que está em você.

*Este texto é parte da obra “Calebe: uma vida exemplar”. Adquira esta obra integral e muitas outras em: https://loja.editoracentralgospel.com

Publicações Relacionadas

Fala Malafaia
Silas Malafaia

COMO TORNAR-SE AMIGO DE DEUS

Para conquistarmos um bom relacionamento com Deus, devemos atrair Sua atenção. Deus é eterno, imutável, todo-poderoso, e habita nos altos céus. Todavia, mesmo tendo esses

Leia mais
Fala Malafaia
Silas Malafaia

Na dependência de Deus

Uma das características fundamentais para alcançarmos as bênçãos de Deus é colocar-nos na dependência dele. Quando Neemias ouve os relatos a respeito da miséria do

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Marcela Gomes

Ninguém jamais viu Deus

“Ninguém jamais viu Deus, se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeita a sua caridade.” 1 João 4.12

Leia mais
InterBible
Anna Caroline Gonçalves

Encontre o descanso em Cristo!

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” Mateus 11.28 Nos dias de hoje, é muito comum

Leia mais