Menu

Como alcançar uma vida melhor?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A primeira das atitudes que devemos tomar para ter uma vida melhor é cada um conhecer a si mesmo mais do que possa conhecer os outros. Existem pessoas que conhecem tudo da vida dos outros, mas não sabem nada de sua própria vida. Eu não sei se todos tinham conhecimentos disso, mas é um fato. Mas imagino que nós não sabemos de ninguém assim, correto?

Tem gente que conhece mais da vida dos outros do que da sua própria vida, porém, quero destacar algo muito importante – para conhecermos mais a nós mesmos do que qualquer outra coisa, precisamos saber esses extremos que eu vou comentar abaixo.

Precisamos conhecer talentos e aptidões, fraquezas e limitações; é necessário conhecer esses nossos dois extremos – os talentos e aptidões que temos e saber das nossas limitações e fraquezas.

Mas, primeiro, vamos entender bem as definições das palavras com que iremos trabalhar. Talento e aptidão são sinônimos e significam “vocação inata”, “capacidade ou habilidade adquirida”, “dom ou capacidade”. Já a fraqueza é debilidade, deficiência, fragilidade; limitação significa “qualidade do que é finito”, restrição; e em certo sentido, é sinônimo de limitação.

Se conseguirmos entender esse negócio, onde está o nosso talento, em que lugar se encontra a nossa capacidade, e onde está a nossa limitação e fraqueza, eu garanto que iremos dar um passo gigantesco para termos uma vida melhor.

Gideão

Na Bíblia temos a história de um homem chamado Gideão. Algo interessante sobre a sua vida é que ele só identificava as suas fraquezas, mas não reconhecia suas virtudes.

Se lembrarmos do governo dos juízes no relato bíblico, sabemos que havia um massacre naquela época sobre Israel. Gideão se encontrava malhando o trigo no lagar, que era uma espécie de tanque usado para espremer frutos. Ele estava salvando o que os israelitas estavam perdendo para os midianitas, e o anjo do Senhor estava assistindo aquele trabalho árduo. O trigo tinha de ser peneirado, que era o que Gideão estava tentando fazer no lugar onde as uvas eram amassadas. Vejamos a narrativa do texto em Juízes 6.11-16:

Então o anjo do SENHOR veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, varão valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isso nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas. Então, o SENHOR olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor da casa do meu pai. E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem.

Jz 6.11-16

Então o anjo do Senhor afirmou para Gideão que ele era um homem valente e que Deus estava com ele (v. 12). E Gideão respondeu com uma pergunta: se o Senhor era realmente com eles, por que Israel estava agora desamparado, nas mãos dos midianitas? Foi então que o Senhor declarou para Gideão: Vai nessa tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? (v. 14). Mas Gideão ficou incrédulo, pois se achava fraco; chegou a dizer ao Anjo do Senhor que ele era o menor, o menos importante da casa de seu pai.

Gideão reconhecia as suas fraquezas. O que ele não conseguia ver era o seu valor; Ele só abriu a boca para falar das suas limitações e das suas fraquezas. Mas depois o texto dos Juízes vai mostrar que o Senhor pelejou por Gideão e ele, com mais 300 homens, derrotou os midianitas!

*Este texto é parte da obra “SETE ATITUDES FUNDAMENTAIS PARA QUEM DESEJA UMA VIDA MELHOR”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-sete-atitudes-fundamentais-par-000590

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

A new life in Christ

When you accept Jesus as your Lord and Savior, things change – you change. It’s just the beginning of a lifelong journey we take with

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Movimento

O mundo está em constante mudança, seja em seus dilemas, seja em suas crenças, seja no seu físico, mas uma coisa que não muda é

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Aprendendo Com Os Erros De Jonas

 A despeito de alguns críticos haverem desenvolvido uma forte campanha no século passado tentando considerar inverossímil a história do profeta Jonas, isto jamais significou um

Leia mais