Menu

COMO ATRAIR A ATENÇÃO DE DEUS? (PARTE 3)

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A santidade de Noé

Na parte final do versículo 9 de Gênesis 6, vemos mais uma qualidade de Noé que atraiu a atenção do Senhor: Noé andava com Deus.

Um dos resultados de caminharmos diariamente com o nosso Criador é a santidade, a qual implica distância do pecado e consagração a Deus.

Quem está perto do Altíssimo mantém-se longe da iniquidade e submete-se às leis divinas, porque tem prazer nelas e na companhia do Senhor. O pecado é como um muro, que faz separação entre nós e Deus (Isaías 59.2). Logo, para alguém andar com o Senhor, ter comunhão com Ele, precisa ser santo, separado. Deus requer isso do Seu povo: Santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus (Levítico 20.7).

Tem gente que frequenta a igreja evangélica há anos, mas deixa-se contaminar pela pornografia, o adultério, a prostituição e outras práticas terríveis dessa sociedade que jaz no maligno. Essas pessoas se deixam influenciar pelas mensagens veiculadas em novelas e músicas cantadas por artistas que “fizeram a cabeça” na macumba, para ter sucesso; elas são fãs ardorosas de personalidades famosas que desprezam Deus e adoram o diabo.

Em nosso meio, há até quem censure o pastor, quando ele alerta a Igreja para filtrar o que ouve, vê e permite entrar em sua casa: “Ih, pastor, não fale essas coisas. Estamos na pós-modernidade, nos tempos do ‘evangelho light’. Não aperte muito as suas ovelhas, senão elas vão embora do aprisco”. Que conversa é essa? Se o pastor não alertar seu rebanho, quem o fará? Os lobos em pele de ovelha? Quem não tem compromisso com a verdade, com o evangelho genuíno de Jesus Cristo?

Em 1 Pedro 1.15,16, há uma ordem bem clara para os membros do Corpo de Cristo: Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Santo é quem possui uma vida separada para uso exclusivo de Deus; quem observa os mandamentos do Senhor; quem está morto para o mundo, mas vivo para Deus. Santo é quem, sendo solteiro, não tem relações sexuais com quem namora, antes do casamento; ou, sendo casado, não trai seu cônjuge. Santo é quem não se envolve em fofocas, não espalha boatos, não difama nem calunia seu próximo; é quem não dá golpes, não tira vantagem de ninguém e não pega atalhos para subir na vida, usando meios escusos.

O salmista lembrou que a santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre (Salmo 93.5). Viver em santidade é viver afastado do pecado. Você não pode ter comunhão com Deus nem ter a atenção dele se não for santo. Seja santo em toda a sua maneira de viver, e o Senhor saberá recompensá-lo!

Noé e sua fé

Outra coisa que atraiu o olhar de Deus em relação a Noé é aludida em Hebreus 11.7:

Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Esse mesmo texto, em outra versão bíblica, diz:

Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé.

Hebreus 11.7 (NTLH)

A fé que Noé tinha em Deus fez com que ele cresse na revelação do Senhor de que destruiria a terra. Mas Noé não apenas creu, ele agiu em conformidade com essa crença, construindo a arca e abrigando-se nela com sua família. Resultado: ele foi salvo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé.

Fé implica confiança absoluta em algo ou alguém. A melhor definição de fé é a que está em Hebreus 11.1: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.

A fé atrai a atenção de Deus porque ela requer nossa confiança absoluta no caráter fiel e imutável do único e verdadeiro Deus, que é amor e trabalha a favor dos que nele esperam.

Quem espera algo do Senhor precisa crer na Sua existência e aproximar-se dele com a confiança de que Ele é bom e terá prazer em ouvir sua causa, sua petição.

Aliás, no livro de Hebreus, é enfatizado que sem fé é impossível agradar o Senhor, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11.6).

Sabe o que é galardoar? É premiar, recompensar. Deus premia, recompensa, aqueles que depositam nele a sua esperança e confiança!

Como alguém quer vencer as adversidades se não crê que Deus é soberano sobre sua vida e que Ele está no controle de tudo?

Tiago (1.6,7) ensinou que o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.

Quem deseja receber a atenção de Deus precisa crer nele. A fé comove o Senhor, bem como a fidelidade, a integridade, a retidão, a santidade e a obediência. Se você possui esses atributos, prepare-se, pois Deus está vendo você de maneira especial, e vem bênção dele sobre você e a sua geração!

Nos próximos capítulos, vamos falar sobre que atitudes nossas atraem o favor de Deus, e o que o olhar gracioso dele nos assegura.

Que o Senhor lhe abençoe!

*Este texto é parte da obra “COMO TORNAR-SE AMIGO DE DEUS – PASTOR SILAS MALAFAIA”

Publicações Relacionadas

Outras Publicações