Menu

COMO ATRAIR A ATENÇÃO DE DEUS? (PARTE 3)

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A santidade de Noé

Na parte final do versículo 9 de Gênesis 6, vemos mais uma qualidade de Noé que atraiu a atenção do Senhor: Noé andava com Deus.

Um dos resultados de caminharmos diariamente com o nosso Criador é a santidade, a qual implica distância do pecado e consagração a Deus.

Quem está perto do Altíssimo mantém-se longe da iniquidade e submete-se às leis divinas, porque tem prazer nelas e na companhia do Senhor. O pecado é como um muro, que faz separação entre nós e Deus (Isaías 59.2). Logo, para alguém andar com o Senhor, ter comunhão com Ele, precisa ser santo, separado. Deus requer isso do Seu povo: Santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus (Levítico 20.7).

Tem gente que frequenta a igreja evangélica há anos, mas deixa-se contaminar pela pornografia, o adultério, a prostituição e outras práticas terríveis dessa sociedade que jaz no maligno. Essas pessoas se deixam influenciar pelas mensagens veiculadas em novelas e músicas cantadas por artistas que “fizeram a cabeça” na macumba, para ter sucesso; elas são fãs ardorosas de personalidades famosas que desprezam Deus e adoram o diabo.

Em nosso meio, há até quem censure o pastor, quando ele alerta a Igreja para filtrar o que ouve, vê e permite entrar em sua casa: “Ih, pastor, não fale essas coisas. Estamos na pós-modernidade, nos tempos do ‘evangelho light’. Não aperte muito as suas ovelhas, senão elas vão embora do aprisco”. Que conversa é essa? Se o pastor não alertar seu rebanho, quem o fará? Os lobos em pele de ovelha? Quem não tem compromisso com a verdade, com o evangelho genuíno de Jesus Cristo?

Em 1 Pedro 1.15,16, há uma ordem bem clara para os membros do Corpo de Cristo: Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Santo é quem possui uma vida separada para uso exclusivo de Deus; quem observa os mandamentos do Senhor; quem está morto para o mundo, mas vivo para Deus. Santo é quem, sendo solteiro, não tem relações sexuais com quem namora, antes do casamento; ou, sendo casado, não trai seu cônjuge. Santo é quem não se envolve em fofocas, não espalha boatos, não difama nem calunia seu próximo; é quem não dá golpes, não tira vantagem de ninguém e não pega atalhos para subir na vida, usando meios escusos.

O salmista lembrou que a santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre (Salmo 93.5). Viver em santidade é viver afastado do pecado. Você não pode ter comunhão com Deus nem ter a atenção dele se não for santo. Seja santo em toda a sua maneira de viver, e o Senhor saberá recompensá-lo!

Noé e sua fé

Outra coisa que atraiu o olhar de Deus em relação a Noé é aludida em Hebreus 11.7:

Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Esse mesmo texto, em outra versão bíblica, diz:

Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé.

Hebreus 11.7 (NTLH)

A fé que Noé tinha em Deus fez com que ele cresse na revelação do Senhor de que destruiria a terra. Mas Noé não apenas creu, ele agiu em conformidade com essa crença, construindo a arca e abrigando-se nela com sua família. Resultado: ele foi salvo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé.

Fé implica confiança absoluta em algo ou alguém. A melhor definição de fé é a que está em Hebreus 11.1: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.

A fé atrai a atenção de Deus porque ela requer nossa confiança absoluta no caráter fiel e imutável do único e verdadeiro Deus, que é amor e trabalha a favor dos que nele esperam.

Quem espera algo do Senhor precisa crer na Sua existência e aproximar-se dele com a confiança de que Ele é bom e terá prazer em ouvir sua causa, sua petição.

Aliás, no livro de Hebreus, é enfatizado que sem fé é impossível agradar o Senhor, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11.6).

Sabe o que é galardoar? É premiar, recompensar. Deus premia, recompensa, aqueles que depositam nele a sua esperança e confiança!

Como alguém quer vencer as adversidades se não crê que Deus é soberano sobre sua vida e que Ele está no controle de tudo?

Tiago (1.6,7) ensinou que o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.

Quem deseja receber a atenção de Deus precisa crer nele. A fé comove o Senhor, bem como a fidelidade, a integridade, a retidão, a santidade e a obediência. Se você possui esses atributos, prepare-se, pois Deus está vendo você de maneira especial, e vem bênção dele sobre você e a sua geração!

Nos próximos capítulos, vamos falar sobre que atitudes nossas atraem o favor de Deus, e o que o olhar gracioso dele nos assegura.

Que o Senhor lhe abençoe!

*Este texto é parte da obra “COMO TORNAR-SE AMIGO DE DEUS – PASTOR SILAS MALAFAIA”

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Teologia
Antônio Orestes

Profetize e viverás!

A fé libera a palavra profética. No Salmo 116, podemos observar que o salmista se encontra em uma situação de grande dificuldade. Ele começa dizendo

Leia mais
Devocional
Renata Santana

Refulja!

Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. Is 60.1 Somos chamados para brilhar! Nada que brilha com

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

A New Thing

Do you ever get really tired of doing the same old thing all the time? You might want to do something different, but you either don’t know what to do, or you’re afraid to step out and try the new thing you’ve been thinking about.

Leia mais