Menu

Seja humilde diante de quem pode ajudá-lo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Diante da honra vai a humildade” 

Provérbios 15.33

          “O humilde de espírito obterá honra” 

Provérbios 29.23

Quem precisa de um favor, deve pedir com humildade; vir por baixo, mostrando que está em uma situação difícil. Afinal, não existe coisa pior do que gente metida à besta, arrogante e prepotente, que acha que os outros são obrigados a servi-la na hora em que ela quer e como determina. 

Neemias agiu com humildade diante do rei Artaxerxes, e conseguiu o que desejava: ir a Jerusalém para reconstruí-la, levando consigo os recursos materiais necessários para a sua empreitada. 

Para alcançar o que desejava, Neemias reconheceu a autoridade do rei e mostrou-se submisso à vontade do monarca, quando explicou a causa de seu abatimento: “Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo? (Neemias 2.3).

Só depois que o rei lhe perguntou como podia ajudá-lo e de orar a Deus (Neemias 2.4), Neemias fez seu pedido a Artaxerxes: “Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que a edifique” (Neemias 2.5).

Note que Neemias foi humilde e sábio. Ele não saiu fazendo o seu pedido de qualquer maneira. Primeiro, reconheceu que o rei tinha poder para aprovar ou vetar seu pedido; a aprovação seria por graça, um favor imerecido, e misericórdia. Daí, Neemias ter evocado novamente um quadro de destruição ao referir-se à Jerusalém como a cidade dos sepulcros de [seus] pais.

Quem detém o poder não gosta de sentir-se ameaçado. Aquele que tem autoridade não vê com bons olhos um subalterno que lhe exija algo; não gosta de ser questionado por qualquer um de e de qualquer maneira. Quem deseja algo precisa aprender a pedir da maneira correta, para que consiga o que deseja. Até com o Todo-poderoso é assim! Deus mantém o soberbo à distância, mas o humilde acha graça aos Seus olhos. Foi o que constatou o salmista: “Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe” (Salmo 138.6).

Artaxerxes conhecia a integridade de Neemias, sabia quem este era. Tinha certeza de que aquele seu servo não estava mentindo, que sua tristeza e necessidade eram reais. Agora, veja o resultado: “Então, o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quando durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo” (Neemias 2.6). 

O rei liberou Neemias de suas funções para que este pudesse ajudar o povo em Jerusalém. Por quê? Porque Neemias era humilde, sábio; era um bom serviçal, sempre pontual e bem disposto; e não tinha o hábito de reclamar nem murmurar.   

Como você deseja conquistar vitórias se não tem vivido na integridade, mas na mentira? É impossível! As armas do cristão são a verdade, a justiça, o amor, o evangelho da paz. É preciso dar bom testemunho. Ser uma pessoa íntegra, amável, respeitável. Não adianta apenas pregar as boas novas; é necessário viver em conformidade com a Palavra de Deus. Só assim o cristão abençoará seu próximo e alcançará o coração das pessoas.

Além disso, para vencer, você precisa ter discernimento e sabedoria para reconhecer a oportunidade que Deus lhe dá e não fazer besteira, não tomar atitude impensada e desperdiçá-la. Às vezes, o Senhor escancara a porta para alcançarmos a benção. No entanto, se bobearmos, jogaremos tudo fora. Você precisa perguntar a Deus: “E agora, o que faço?” Ele lhe dará a resposta. Foi assim que agiu Neemias, e ele não foi frustrado. 

*Este texto é parte da obra “APRENDENDO PARA CRESCER  – PASTOR SILAS MALAFAIA”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/livro-aprendendo-para-crescer-000516

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Devocional
Aline Brum

Não rejeite o perdão

Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém

Leia mais