Menu

Sustento e proteção de Deus

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Analisemos agora como o Senhor nos abençoa e sustenta espiritualmente.

Vivemos em um quadro de guerra espiritual. O nosso maior inimigo é o diabo. Como nós, seres humanos, podemos lutar contra este adversário e vencer? Por que Satanás tem tanto ódio de nós e luta para nos destruir?

Para vencermos as batalhas espirituais, precisamos que Deus nos sustente com o Seu poder, pois o diabo nos odeia e quer destruir-nos pelo menos por três motivos: 1) porque somos criaturas de Deus; 2) porque somos embaixadores do Senhor nesta terra; e 3) porque Satanás é maligno.

Em 2 Tessalonicenses 2.4, é dito que Satanás se levanta contra tudo o que se chama Deus…

Satanás odeia a natureza, os mares, as plantas, os animais e o homem, e tudo faz para destruir a criação de Deus.

O inimigo não pode enfrentar o Senhor, que é infinitamente superior a ele em tudo (poder, sabedoria, etc), então ataca o homem e a criação para magoar o coração do Criador.

O nosso adversário costuma usar a nossa natureza e o mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (1 Jo 2.16) para tentar-nos e levar-nos à rebelião contra Deus.

O diabo quer roubar a adoração que pertence somente a Deus. Para isto, ataca o homem, tentando intimidá-lo e capturá-lo, a fim de que se renda aos ardis dele (Mt 4.3-10). Mas em Cristo, e revestidos de toda a armadura de Deus, podemos resistir ao inimigo, vencer todas as batalhas espirituais, e herdar a salvação e a vida eterna.

Somos Embaixadores de Deus

O segundo motivo de Satanás nos odiar é porque, como está escrito em 2 Coríntios 5.20, somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse.

Satanás anda pela terra e fica alegre por ver os homens escravizados pela pornografia, pela imoralidade, pelo homossexualismo. Quando vê a desordem social, o roubo, a violência, ele se regozija e diz: “Tudo isto é obra minha! Pertence a mim!” Porém, ao olhar para nós, Satanás vê uma Igreja santa, imaculada, pela qual a multiforme sabedoria de Deus [se torna] conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor (Efésios 3.10,11). Então o inimigo diz: “Opa! Existe Alguém maior do que eu!”

Satanás sabe que não tem poder contra os servos de Deus, pois sobre eles está a autoridade e o poder de Jesus. Sabe que eu e você somos a representação visível diante de todas as potestades malignas de que Jesus é maior do que ele e o venceu completamente. Satanás foi derrotado por Cristo. Este é o segundo motivo pelo qual o inimigo nos odeia!

Satanás é Maligno

Uma das designações de Satanás é a malignidade. Isto porque seu caráter é mal, perverso. A obra do diabo é matar, roubar e destruir ( João 10.10). Ele não consegue fazer nada diferente disso.

Então como nós poderemos vencer este ser espiritual, cujas ações superam as leis da física? Obedecendo ao Criador de tudo e de todos.

Se o Senhor não sustentar a mim e a você com o Seu poder, não poderemos lutar no mundo espiritual nem sobreviver às investidas de Satanás. Ele ataca todo dia, toda hora, durante 24 horas por dia, 30 dias no mês. Tenha cuidado! Alimente-se com a Palavra de Deus, ore e vigie, porque enquanto você viver neste mundo, o inimigo sempre irá procurar uma brecha para se infiltrar e derrotá-lo.

A Proteção de Deus

Quem está em Cristo não precisa temer ao diabo! Basta sujeitar sua vontade a de Deus, e resistir ao diabo, que este fugirá (Tg 4.7). O Senhor tem promessas maravilhosas para os que confiam nele. Medite sobre o Salmo 91.1-10. Você encontrará promessas de livramento, de segurança e de sustento para o povo de Deus:

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu  refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as  suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel. Não  temerás  espanto noturno, nem seta que voe de  dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas  tu não serás atingido. Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda

Nestes versículos, vemos o cuidado e o sustento de Deus para com o Seu povo.

Não precisamos temer, pois o Senhor garante o nosso sustento! Se estivermos caminhando pela rua, e de repente algum demônio tentar atingir-nos com um de seus dardos, o Senhor envia o Seu anjo para nos proteger. Isto porque, conforme Salmo 91.4, Ele é o nosso escudo e broquel.

Podemos até imaginar o Senhor dizendo:

“Satanás, eu não permito que você toque nos que são meus”, e assim podemos continuar a nossa caminhada tranquilos, graças à proteção de Deus.

Os demônios articulam planos para derrubar você, para tirá-lo da igreja, dos caminhos do Senhor. Mas Deus diz: “Não! Podem cair mil à esquerda e dez mil à direita de Meu servo; porém não permito que ele seja atingido”. Deus trabalha em todos os momentos para sustentar a nossa vida com o Seu poder!

*Este texto é parte da obra “OS BONS PROJETOS DE DEUS PARA SUA VIDA” 

Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Respeito

Muitos casais de namorados brigam como gato e cachorro. E o pior: não é só isso. O problema é que passam dos limites de uma

Leia mais
Devocional
Aline Brum

Devidamente posicionados

Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à

Leia mais