Menu

O uso da internet pela Geração Z. Como professores podem usar essa ferramenta para desenvolver seu trabalho?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

1. Geração Z: Características e consumo de informação.

Definidos como: impacientes, exigentes, curiosos, inovadores, imediatistas, conectados. Essas são umas das muitas características que encontramos sobre os jovens e adolescentes, nascidos entre o final da década de 90 e início dos anos 2000 (até 2010). A Geração Z, também chamados de centennials ou Nativos Digitais, por alguns, já nasceu em uma era tecnológica. Eles nunca conheceram um mundo sem internet, redes sociais, smartphones, tablets, consoles de games e outros. Desde pequenos já são familiarizados com ferramentas e todo tipo de tecnologia à sua disposição.

Não é difícil entender porque são também conhecidos como a Geração Silenciosa ou dos que estão sempre com as “cabeças baixas”, uma vez que, desde muito novos, estão mergulhados em seus smartphones de dispositivos, sempre conectados, com fones de ouvido e isolados em seus universos digitais.

Uma pesquisa realizada em 2010, pelo Target Group, em alguns estados brasileiros, sobre as características dessa geração, apontou que para mais da metade dos “Zs”, a internet é a principal fonte de entretenimento. Já um estudo feito pelo Twitter em 2019, sobre os hábitos de consumo da Geração Z, apontou que eles buscam várias fontes de conteúdo e são mais propensos a seguir produtores de conteúdo do meio digital. Ou seja, suas decisões, comportamentos, opiniões e estilo de vida, são definidos por aquilo que consomem na internet, principalmente através de influenciadores, Youtubers, blogueiros, celebridades, entre outros.



2. Como usar essa tecnologia em sala de aula?

Por estarem envolvidos em um ambiente totalmente tecnológico e digital, onde o acesso à informação é dinâmico e quase que instantâneo, os “Zs” encontram muita dificuldade para se adequar a métodos de ensino tradicionais, que diferem de sua rotina hiperconectada. Um estudo realizado, em 2012, pelo pesquisador Lincoln Bernard McCoy, com mais de 700 alunos, apontou que mais de 90% dos alunos, de seis universidades norte-americanas, usam algum tipo de tecnologia durante as aulas. E destes, 66% afirmaram que esse acesso seria para checagem em suas Redes Sociais. Números que mostram que os adolescentes e jovens dessa geração desejam, cada vez mais, abordagens de aprendizagens que se adequam às suas características e anseios.

Isso exigirá dos professores estar sempre atualizados e antenados as novas formas de comunicação e de comportamento dessa geração. Memes, emojis, games, bate-papos em ambientes digitais, blogs, fóruns e vídeos são a linguagem favorita dessa geração. Usar a internet e as Redes Sociais a seu favor, será sempre a arma mais eficaz na disputa pela atenção dos adolescentes em sala de aula.



3. Use a criatividade!

Permita que o conteúdo abordado em sala de aula ganhe asas e novos horizontes digitais. Utilize ferramentas como grupos de Whatsapp, proponha desafios com vídeos através do TikTok ou Reels ou mesmo por enquetes no Stories do Instagram. Pesquise sobre Games, séries, memes, influencers e Youtubers. Entenda a linguagem e a abordagem que seus adolescentes consomem e trabalhe com ela. Esteja presente nas Redes Sociais, gere vínculo com seus alunos no ambiente “deles”.

E lembre-se: a Geração Z vive de constantes inovações. Toda novidade é efêmera e a “vida útil” de uma grande descoberta pode ser bem curta. O que é febre hoje, em 24h, como o tempo de duração de um Storie, pode estar velho e sem graça. Pode parecer difícil para professores de outras gerações acompanharem o ritmo acelerado dessa nova geração. Contudo, fazendo bom uso das ferramentas disponíveis, buscando atualização, com criatividade e dedicação, é possível ganhar não apenas a atenção, mas também o coração desses meninos e meninas.

“Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.”

Salmos 145.4


Referências:

– Os desafios da geração Z para educadores. Data da publicação: 13/10/2014 <https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/os-desafios-da-geracao-para-educadores/>Data de acesso: 24/01/2021
– Quem é a Geração Z? Data da publicação: setembro/2019 Data de acesso: 25/01/2021
– Os desafios dos professores com a Geração Z. Data da publicação: 11/09/2018 Data de acesso: 26/01/2021

Publicações Relacionadas

Sala dos Professores
Roberta Galvao

TORNE-SE INESQUECÍVEL!

“…aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se

Leia mais

Outras Publicações

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Anticristo

Quem será o Anticristo? Existem diversas opiniões a respeito desse personagem. Alguns dizem que o Anticristo poderá ser: 1) alguém como Hitler; 2) alguém como

Leia mais
Fala Malafaia
Silas Malafaia

Calebe considerava as pessoas

Apesar de não compartilhar a opinião da maioria, Calebe aprendeu a considerar as pessoas e a respeitar as diferenças individuais. Vamos isso em Josué 14.8,

Leia mais