Menu

A importância do exemplo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Certa vez, Deus apareceu a Isaque e disse-lhe: “Eu sou o Deus de seu pai Abraão” – Gn 26.24b. Passa-se os anos e Deus aparece a um dos filhos de Isaque, Jacó, e diz-lhe: “Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, seu pai, e Deus de Isaque”- Gn 28.13b.

Eu não vejo Isaque rejeitar a Deus quando o Senhor diz que é o Deus de seu pai. Da mesma forma, eu não vejo Jacó rejeitar a Deus quando o Senhor identifica-se como o Deus de seu avô Abraão e de seu pai Isaque (a Bíblia em Gn 28.13b diz que Abraão era pai de Jacó no sentido de ser seu antecedente).

Infelizmente, não é isso que aconteceria hoje com muitos filhos de pais cristãos. Pois, pela falta de uma verdadeira vida com Deus, os filhos não sabem o que é a bem-aventurança de servir ao Senhor.

Há casos em que os filhos veem o quão “santos” os pais são em público, mas não enxergam a mesma conduta dentro de casa. Crescem expostos à hipocrisia e encaram o evangelho como uma farsa, um teatro, uma vida de aparência desconectada da realidade.

Há também o perigo real de negligenciar a família em prol dos compromissos da igreja. Certa vez, eu estive em um culto em que fizemos uma homenagem a um grande pastor brasileiro. Um verdadeiro mestre na Palavra que à época estava com cerca de 90 anos de idade. Eu o admiro muito e aprendi muito com ele. Naquele culto, deram a palavra à filha dele (que à época devia ter 40 anos aproximadamente). Enquanto agradecia e homenageava seu pai, ela também mencionou o quanto sentiu a sua falta na infância e o quanto sua mãe precisou cuidar sozinha da casa e dos filhos por causa das suas frequentes ausências. Ficou claro a todos que aquele homem de Deus havia sido um grande conhecedor e ensinador da Palavra, mas, infelizmente, não havia sido um bom pai. Naquele momento eu disse a mim mesmo: “Meu Senhor, tem misericórdia de mim. Nenhum homem é perfeito e eu também não sou. Mas, eu não gostaria de repetir o mesmo erro. Não quero que minha filha tenha a mesma queixa de mim.” As palavras daquela filha foram um dos maiores alertas que recebi sobre o dever de dar prioridade ao cuidado da família.

Portanto, se o Senhor hoje se revelasse a alguns filhos dizendo Ele é o Deus de seus pais, infelizmente, muitos deles, como no primeiro caso acima, diriam “é a crença de meus pais no Senhor que me fez ver o quão hipócrita é andar no evangelho”, e, no segundo caso, diriam “não tive o amor de um pai porque ele estava tão envolvido em servi-lO que não tinha tempo para mim”.

Portanto, há uma pergunta importante que precisamos responder a nós mesmos: COMO NOSSOS FILHOS REAGIRIAM SE O SENHOR SE MANIFESTASSE A ELES DIZENDO QUE É O NOSSO DEUS? Minha esperança é que esta reflexão transforme-nos em pais melhores.

Há uma expressão muito usada na Bíblia que diz “o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”. Dentre tantas lições que esta expressão nos ensina, umas delas é que Deus não é apenas o Senhor de uma geração. Mas, Ele é Senhor da geração ANTERIOR, da MINHA geração e da geração que HÁ DE VIR. Em suma, Deus é o Senhor de toda a humanidade em todas as suas gerações.

Minha oração é que o Senhor possa brilhar de tal forma através de sua vida que você sirva de exemplo às próximas gerações. Mas, antes de pensar em alcançar os outros, que você tenha o privilégio de servir de referência para alcançar os seus próprios filhos. Que eles olhem para você e digam “eu quero servir a Deus assim como o meu pai.” De todos os bens que você poderia deixar a eles, nada se comparará a essa bênção. Da mesma forma que Deus foi com Abraão, que o Senhor seja o teu Deus, o Deus de teu filho e também o Deus de teu neto.

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

I decide to trust God

Commit your way to the LORD; trust in him and he will do this:He will make your righteous reward shine like the dawn, your vindication

Leia mais
Fala Malafaia
Silas Malafaia

As Duas Portas, Os Dois Caminhos

Quem vive sem compromisso com Deus, usufruindo da carga imensa de pecados que o mundo oferece, destruindo sua vida nos vícios das drogas, da prostituição,

Leia mais
Fala Malafaia
Silas Malafaia

O segredo de Calebe

Como Calebe, aos 85 anos de idade, conseguiu invadir Hebrom, expulsar os gigantes e tomar a terra deles? Qual foi o segredo desse homem? Como

Leia mais