Menu

Medo, tô fora!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O medo é um dos instintos de preservação humana, válido em determinadas circunstâncias para proteger aquele que sofre ameaça, perigo iminente.

O medo normalmente está atrelado a período de crises sob diversos domínios: crises pessoais, de grupo, casal, classe social, profissional, revisão ideológica, crise de um país causando reviravoltas políticas e sociais, etc. Contudo, passar por crises são fenômenos normais e vitais.

A crise vem acompanhada pelo medo, pela ansiedade frente a possibilidade de fracasso; mas, também, pela tomada de atitudes inovadoras.

O medo é filogenético relacionado ao desamparo inerente à condição humana ao nascer. O medo carrega em si uma condição dramática que obriga a tomada de atitude.

A criança diferente do adulto expõe seu medo com pavor, choro e tremor; o adulto camufla o medo com outras emoções tais como raiva, tristeza, grito.

Não é incomum pessoas que passaram por dramas terríveis se tornarem tranquilas, fortes e cheias de bom-senso frente às adversidades da vida.

Entretanto, o medo pode ser um mecanismo mental usado para sucumbir às ameaças e, por fim, desobedecer às ordens de Deus.

Podemos dizer que a Bíblia inteira é o caminho para o cumprimento da promessa de salvação em Cristo Jesus e para isso, vemos Deus orientar e observar como cada um enfrenta seus medos por meio da fé para obedecer às ordens Dele.

Escolhemos Josué para abordar o tema, homem levantado por Deus que tinha um medo tão profundo que teve que ser desafiado por Moisés a ser forte e corajoso. (Dt 31:7b).

Na passagem em que foram enviados espias para verificar a terra de Canaã, Somente Josué (da tribo de Efraim) e Calebe (da tribo de Judá) tiveram a responsabilidade e a coragem de manter seus relatórios positivos referente à observação da terra de Cades-Barneia, fronteira com Canaã e enviá-lo a Moisés e Arão, como fora pedido.

Todos os outros dez, dos doze espias, produziram relatório negativo da terra porque ficaram com medo de confrontar com o povo que habitava ali, rejeitando a ordem de Deus e sucumbindo ao medo dos homens (Amalequitas na terra do Neguebe; Heteus, Jebuseus e Amorreus na montanha; Cananeus ao pé do mar e pela ribeira do Jordão).

O povo de Israel escolhe o relatório da maioria dos espias tomados pelo medo e se recusa a possuir a terra prometida. Essa desobediência é descrita como a décima rebelião contra Deus (Nm.14.22).

Pela desobediência, Deus condenou que nenhuma pessoa com 20 anos ou mais poderia entrar em Canaã, fazendo o povo vagar por 40 anos no deserto até a morte de todos os condenados por isso. Exceto, obviamente, Josué e Calebe que seguiram os planos de Deus e afirmaram em seus relatórios que deveriam prosseguir e conquistar Canaã.

Josué obedeceu ao seu chamado, atravessou os desafios e cumpriu sua missão de levar o povo a entrar na terra prometida que “verdadeiramente, mana leite e mel”.

Nós, professores de EBD, devemos encorajar nossos jovens, assim como Josué e Calebe a não temerem o discurso da maioria, mas seguir com o plano de Deus, mesmo que pareça absurdo aos olhos humanos. Devemos ensinar e refletir sobre a importância da obediência aos jovens e em nossas vidas e temermos somente a mão do Senhor e prosseguir em obediência e fé.

E, por fim, devemos como professores nos tornar espias dos nossos jovens, observá-los e descrevê-los dando um relatório positivo sobre o potencial deles, ajudar a lapidá-los e fazê-los enxergar como eles são terra frutífera, herança do Senhor anunciando que eles mantêm a mesma missão de espalhar a promessa de salvação em Cristo Jesus e colher frutos da terra fértil do “vale de Escol”.

Dica ao professor:

Comentar exemplos de medo em sala de aula, criar uma roda de conversa sobre os grandes medos de cada um e por fim frisar a conduta de Josué frente aos medos, além de ensinar sobre a gravidade da revolta, tanto em perceber no meio em que está inserido a revolta, como se tornar aliado dela. O professor tem função junto à família de moldar o caráter. É fundamental que o aluno entenda com seriedade a malignidade em disseminar e produzir revolta.



Bibliografia:

BÍBLIA DE ESTUDO MATTHEW HENRY. Deuteronômio, 31:7 Rio de Janeiro: Central Gospel editora, 2014. 2144 p. Antigo Testamento e Novo Testamento.
BÍBLIA DE ESTUDO MATTHEW HENRY. Números, 14:22 Rio de Janeiro: Central Gospel editora, 2014. 2144 p. Antigo Testamento e Novo Testamento.
GUIA DE WOLLMINGTON PARA A BÍBLIA: Vol.I Método Cronológico Rio de Janeiro: Central Gospel editora, 2014 p.83-91.
NESCHLING, DOUGLAS, GUIA FACIL PARA ENTENDER A BIBLIA Rio de Janeiro: Central Gospel editora, 2004 p.143.

Publicações Relacionadas

Sala dos Professores
Roberta Galvao

TORNE-SE INESQUECÍVEL!

“…aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Larissa Silva

Esperança

Uma geração que acredita no vazio eternizado.Uma geração que não tem esperança nos ossos secos.Uma geração em que o que o outro fala se torna

Leia mais
NPC
Dérek Nascimento

Diga não ao aborto! 

Perspectiva Bíblica Como se vê, demasiados são os argumentos fora do campo estritamente religioso. Entretanto, como é uma série direcionada especialmente para os cristãos, como

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Cinco Significados Da Ceia Do Senhor

Desde criança fui ensinado a valorizar adequadamente o culto de celebração da Ceia do Senhor Jesus. Posso recordar que meu pai mandou fazer meu “primeiro

Leia mais