Menu

Questões Existenciais

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Todo ser humano nasce com três vazios interiores: de Deus, de pai e de mãe. O vazio de Deus faz com que toda pessoa se sinta desorientada espiritual, emocional e fisicamente, perdida neste mundo até ter um encontro com o Criador por intermédio de Cristo. A maior de todas as razões para a nossa existência é esse encontro com Deus, a retomada de algo perdido desde o Éden: a comunhão direta com Ele. Esse é o único encontro pessoal que preenche completamente o vazio existencial e faz com que a vida tenha sentido. Viemos do céu e voltaremos para ele!

Depois da presença de Deus, a presença dos pais é também vital para que não haja vazios interiores. É importantíssimo ter na infância as figuras paterna e materna bem definidas, ainda que sejam desenvolvidas por intermédio de avós, tios ou outras pessoas que exerçam autoridade sobre a criança e dediquem amor, afeto, cuidados e atenção a ela.

A afirmação e o exemplo dos papéis sexuais masculino e feminino, a proteção, os cuidados e os vínculos afetivos são fundamentais para o bom desenvolvimento espiritual, emocional e físico da criança, para que se relacione bem consigo mesma, com Deus e com as pessoas. O cuidado dos pais faz com que a criança se sinta amada e valorizada. Esse foi o caso de Jesus, pois mesmo cientes de que Ele é o Filho de Deus, José e Maria cuidaram dEle, deram educação e amor, suprindo Suas necessidades materiais, emocionais e espirituais.

Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração. Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. (Lucas 2:51-52).

É fundamental que desde bebê o ser humano seja estimulado à fé, dependência e obediência a Deus, pois não existe maior vazio interior do que a ausência do Criador. Na verdade, uma pessoa pode se preencher completamente em Cristo, a ponto de não mais sofrer, por exemplo, com o trauma da ausência dos pais. Em outras palavras, embora não seja o ideal, alguém pode viver bem sem os pais devido a circunstâncias diversas, mas não pode ser feliz sem Deus!

Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação. Deus dá um lar aos solitários. (Salmo 68:5,6a).

Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos. (Isaías 49:15,16a).

É da intimidade com Deus pela oração e meditação em Sua Palavra que tiramos forças para o dia a dia, somos curados por Ele dos traumas da vida, vencemos desafios e aprendemos a nos conduzir neste mundo. A Palavra de Deus é paz, alegria, justiça, orientação e consolo no Espírito Santo: Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17).

Somos humanos, limitados e imperfeitos. Portanto, nossos pais cometeram erros, e nós também os cometemos. Deus é o Pai perfeito, criou-nos pelo Seu poder, conhece nossa estrutura e nossas necessidades espirituais, emocionais, físicas e materiais. Por isso, só Ele pode suprir todas as nossas necessidades (Mateus 6:30-34): O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Filipenses 4:19).

As necessidades emocionais

Além dos três vazios interiores com que todo ser humano nasce, há também cinco necessidades emocionais em seus relacionamentos: amor, aceitação, reconhecimento, valorização e pertencimento. Todos esses fatores estão diretamente ligados à inclusão (ser aceito, integrado a uma família, igreja, amigos e sociedade), ao controle (autoridade exercida sobre ele na infância e, mais tarde, exercida por ele em forma de responsabilidade por si e por outros) e à afeição (ser respeitado, estimado, elogiado, valorizado e reconhecido em suas competências).

Quando tudo isso é bem trabalhado na infância e não ocorrem grandes traumas nessa fase da vida, a pessoa tende a se desenvolver de forma mais equilibrada, saudável, a ser autônoma, autoconfiante e com boa autoestima. Entretanto, como já vimos nessa série, todo ser humano foi atingido pelo pecado, o qual adoece não só o espírito, mas também a alma, que é composta pela mente (capacidade intelectual, habilidades pessoais, pensamentos, ideias e memórias), pelas vontades (ou desejos) e emoções (ou sentimentos).

Assim sendo, não existe pessoa cem por cento equilibrada, pois o que nos faz realmente viver no eixo é a comunhão com Deus, a ação curativa de Sua Palavra e a presença do Espírito Santo: Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna (Isaías 26:3-4).

Vivemos em constante aperfeiçoamento até nos encontrarmos com Cristo: Eu lhes escrevi com o propósito de saber se vocês seriam obedientes em tudo (2 Coríntios 2:9); Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus (Filipenses 1:6).

Para nos aperfeiçoarmos, é fundamental a meditação e prática da Palavra de Deus no viver diário, a intimidade com Deus em oração e total confiança e a comunhão com os irmãos, que estabelece troca de conhecimentos e colabora para que nosso temperamento e caráter sejam tratados. É nos relacionamentos que aprendemos a amar, perdoar, tolerar, suportar, ser paciente, ter compaixão, enfim, a vivenciar o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23).

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA – QUESTÕES EXISTENCIAIS”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/livro-no-diva-questoes-existenciai-000480

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AMOR, ESSÊNCIA DA VIDA

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. (1 Coríntios 13. 13 ARA) As

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA FILHA

Paizinho querido, amo muito o Senhor. Tu és o amado da minha alma. Peço perdão à Ti por todos os meus pecados, pois, algumas vezes,

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais

Outras Publicações

Fala Malafaia
Silas Malafaia

As Duas Portas, Os Dois Caminhos

Quem vive sem compromisso com Deus, usufruindo da carga imensa de pecados que o mundo oferece, destruindo sua vida nos vícios das drogas, da prostituição,

Leia mais