Menu

Valorize-se!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Fico abismado quando vejo rapazes e moças que não se valorizam. São bonitos(as), inteligentes, têm potencial e promessa de um futuro brilhante, mas, infelizmente, não se dão valor. Costumam sair com qualquer um, beijam qualquer um e ficam com todo mundo.

Você precisa valorizar-se como pessoa, como servo(a) de Deus.

Às vezes, esse tipo de comportamento é resultado de baixa autoestima. A autoestima é a confiança e o respeito por si mesmo(a), ao contrário da baixa autoestima, que sempre coloca o indivíduo em posição inferior, com pensamentos negativos e sem perspectiva de vida.

Se você sofre com esse mal, procure ajuda, converse com seus pastores e líderes, e eles o(a) orientarão.

Quando eu ainda era coordenador de adolescentes, lidava muito com esse problema. Em meu grupo, havia uma moça bonita que não se valorizava. Trocava de namorado constantemente e nunca ficava sozinha. Quase todos os meses estava em um relacionamento diferente.

Com o tempo e tratamento, descobrimos que ela sofria de baixa autoestima. Ela tinha um desejo exagerado de ser aceita, pois se achava feia, apesar de ser bonita, e a única coisa que servia de curativo para sua ferida era estar com alguém.

Infelizmente, quando via que suas expectativas não eram cumpridas, ela terminava o namoro com um e começava com outro. Graças a Jesus, eventualmente, ela foi liberta desse mal.

A Bíblia ensina-nos a ter uma imagem positiva de nós mesmos, porque somos nova criatura em Cristo. Robert Schuller definiu autoestima da seguinte maneira: “A autoestima forma-se quando nos apercebemos de que Cristo, tendo morrido de forma expiatória em nosso lugar, está vivo em nós por intermédio do Espírito Santo.”

Você tem muito valor para Deus. Tem tanto valor que Jesus amou-o suficientemente para dar a Sua vida por você no calvário. Ele ama-o tanto que fez de você Sua habitação. Na primeira carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo diz que você é o santuário de Deus e que o Seu Espírito habita em você.

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 

(1 Coríntios 3.16)

Pense nisso e diga em voz alta: “Eu não tenho o direito de frustrar o plano maravilhoso que Deus tem para minha vida e, definitivamente, não farei isso.”

Mas será que Ele tem um plano mesmo? No livro de Jeremias, está escrito que os pensamentos dele a seu respeito são pensamentos de paz, para dar-lhe o futuro que você espera.

“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”

(Jeremias 29.11)

Em 1995, quando aceitei a Cristo como Salvador, o hino que marcou o início de minha caminhada com o Senhor foi aquele que diz: “Quero que valorize o que você tem, você é um ser, você é alguém tão importante para Deus.” Esse louvor marcou-me de verdade. Antes de vir para a igreja, eu havia pensado em suicídio, no entanto, depois de um encontro poderoso com Jesus, minha vida mudou, e descobri que Ele tem um plano para minha vida.

Neste momento, Deus está pensando em você com planos maravilhosos, e isso inclui um namoro, um casamento e uma família de sucesso.

Ore: “Em nome de Jesus, meu Pai, perdoa-me dos momentos em que não me valorizei. Hoje, entendo o quanto me amas e o quanto para ti tenho valor. A partir de hoje, verei a mim mesmo com outro olhar, como alguém precioso aos Teus olhos. Não me entregarei a ninguém de forma ilícita. Teu amor governará em minha vida. Em nome de Jesus, eu oro. Amém!” 

Publicações Relacionadas

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Seja você mesmo

Quando nos comparamos com outras pessoas, podemos cair no erro de nos sentirmos inferiores com nosso próprio resultado. As comparações podem ser autodestrutivas.  É importante

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Cuidado com a imposição

Já falei sobre esse tópico de forma mais rápida anteriormente, mas quero deter-me aqui um pouco mais sobre esse assunto. Como o namoro não é

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Respeito

Muitos casais de namorados brigam como gato e cachorro. E o pior: não é só isso. O problema é que passam dos limites de uma

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Reflexões sobre a Igreja

Seria inútil tentar identificar algo mais precioso neste mundo que a Igreja do Senhor Jesus Cristo, Seu Rebanho, Seu Corpo e Sua Noiva. Ela foi

Leia mais
Devocional
Felipe Rodrigues

Seguindo a arca

“E ordenaram ao povo dizendo: Quando virdes a arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partirei vós também

Leia mais