Menu

Seja você mesmo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Quando nos comparamos com outras pessoas, podemos cair no erro de nos sentirmos inferiores com nosso próprio resultado. As comparações podem ser autodestrutivas. 

É importante lembrar que a jornada e as circunstâncias de cada pessoa são únicas. Comparar-se com outras pessoas é como comparar maçãs com laranjas. Seu caminho na vida não será idêntico ao de ninguém, então não é justo se medir pelo progresso ou sucesso de outra pessoa. Em vez de focar nas conquistas dos outros, tente focar no seu próprio crescimento e desenvolvimento. Celebre suas conquistas, por menores que possam parecer, e use seus fracassos como oportunidades de aprendizado.

Outra coisa a ter em mente é que as redes sociais podem contribuir significativamente para sentimentos de inferioridade. É fácil comparar-se com as “melhores partes” que as pessoas postam online, mas é importante lembrar que as redes sociais não representam com precisão a vida de alguém. As pessoas tendem a compartilhar apenas as coisas boas que acontecem em suas vidas e deixam de lado as ruins. Lembre-se de que o que você vê nas redes sociais é apenas uma pequena parte da vida de alguém, e não representa com precisão a realidade. Tente limitar seu tempo nas redes sociais e concentrar-se em cultivar relacionamentos e experiências reais, especialmente dentro da igreja.

A comparação tem o poder de nos desmotivar. Ver alguém que está sendo bem-sucedido, não pode ocupar em nossa mente um lugar de inveja ou comparação, pelo contrário, podemos usar a experiência do outro para nos inspirar e motivar a também alcançarmos nossos objetivos.

As pessoas de sucesso acreditam em si mesmos e tem uma autoestima saudável, mesmo que outras pessoas não acreditem nelas. Se você tem um filho que tende a se comparar negativamente com seus colegas, incentive-o a celebrar o que o torna diferente e a focar em seus muitos atributos positivos. Evite avaliar habilidades e atributos com base em comparações com outras pessoas. Como Steve Jobs disse uma vez, “seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa”.

Publicações Relacionadas

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Cuidado com a imposição

Já falei sobre esse tópico de forma mais rápida anteriormente, mas quero deter-me aqui um pouco mais sobre esse assunto. Como o namoro não é

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Respeito

Muitos casais de namorados brigam como gato e cachorro. E o pior: não é só isso. O problema é que passam dos limites de uma

Leia mais

Outras Publicações

Fala Malafaia
Silas Malafaia

As Duas Portas, Os Dois Caminhos

Quem vive sem compromisso com Deus, usufruindo da carga imensa de pecados que o mundo oferece, destruindo sua vida nos vícios das drogas, da prostituição,

Leia mais