Menu

Questões Relativas ao Trono Branco ou Juízo Final

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

293. Haverá um Juízo final?

Sim. Em Apocalipse 20.11, João contemplou um grande trono branco e o que eslava assentado sobre ele. Esta imagem aponta para oJuízo final.

Quando o apóstolo Paulo pregou na cidade de Atenas, conformeconsta em Atos 17, ele disse aos atenienses que Deus tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo) por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos (v. 31). Então não resta dúvida: o Juízo final é certo.

294. Quem estará sujeito ao Juízo final?

Todas as pessoas, exceto os salvos em Cristo que foram arrebatadosna primeira ressurreição. Estes não serão julgados. De acordocom Romanos 8.1, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. No Evangelho de João 5.24, está escrito: quem ouve a minha palavra [de Jesus] e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

297. Quem se assentará no trono como o juiz?

Será o El Shaddai.A palavra hebraica El significa Deus, e Shaddaiquer dizer Todo-poderoso. Somente o Todo-poderoso, o Senhordos senhores, o único Deus verdadeiro é digno de assentar-se notrono para proceder ao último juízo na história da humanidade.

298. Todos os mortos comparecerão ao Juízo do trono branco?Todos eles ressuscitarão?

Segundo a Palavra de Deus, sim. Tanto no Antigo como noNovo Testamento encontramos vários textos que afirmam que os mortos ressuscitarão. Observe a revelação em Daniel12.2: E muitosdos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna eoutros para vergonha e desprezo eterno.

Atente para a declaração profética do apóstolo Paulo: E tenho emDeus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tantode justos como de injustos (At 24.15 NVI).

Será a segunda ressurreição. Observe o que está escrito em Apocalipse20.11-13 a esse respeito:

E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi osmortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se oslivros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgadospelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu omar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos queneles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Para mais informações sobre os tipos de ressurreição, estude detalhadamenteos seguintes textos bíblicos: 1Rs 17.17-22; 2Rs 4.32-35; 13.20,21; Mt 9.23-25; Lc 7.11-15;Jo 11.43,44; At 9.36-40.

306. Como se dará o Juízo do trono branco?

Será semelhante à audiência de um tribunal terreno perante ojuiz, em que os atos dos réus são analisados e, de acordo com orelato das testemunhas e o veredicto do júri, a sentença é dada.

Visto que todos serão julgados pelas obras que praticaram, restarãodois grupos: o dos que lavaram as suas vestiduras no sangue doCordeiro (Ap 22.14), os quais terão direito à árvore da vida, e o doscães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, equalquer que ama e comete a mentira (Ap 22.15), os quais ficarão defora da cidade celestial, sendo condenados ao tormento eterno.

311. Como viverão na eternidade os condenados ao lago de fogo?

  • Em meio ao pranto e ranger de dentes (Mt 8.12)
  • Separados de Deus (Mt 7 .23)
  • Malditos (Mt 25.41)
  • Envergonhados e desprezados (Dn 12.2)
  • Clamando em vão por socorro (Lc 16.24)
  • Em companhia do diabo e de demônios (Ap 20.10,14)

Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em:

https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197

Publicações Relacionadas

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Escolas de interpretação em Apocalipse

Durante muitos anos, o estudo do Apocalipse vem sendo explicado por diversas correntes, conceitos, pontos de vistas e métodos de interpretação. Esse livro profético-misterioso (o

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Inferno

281. O inferno existe? Quando alguém menciona a palavra inferno, as pessoas de um modo geral sentem medo, curiosidade e fazem questionamentos. Diariamente esta palavra

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Céu

268. O céu é um lugar real? Sim. O céu é um lugar real, onde existe uma cidade (Hb 11.16) de descanso (Hb 4.3-5,8-11), gozo

Leia mais

Outras Publicações

Fala Malafaia
Silas Malafaia

Calebe considerava as pessoas

Apesar de não compartilhar a opinião da maioria, Calebe aprendeu a considerar as pessoas e a respeitar as diferenças individuais. Vamos isso em Josué 14.8,

Leia mais