228. O que significa o termo armagedom?
O terrno armagedom aparece de modo explícito uma única vez na Bíblia, em Apocalipse 16.16: E os congregaram [os exércitos] no lugar que em hebreu se chama Armagedom.
A expressão Har-m giddô, de origem hebraica, significa literalmente monte Megido. No idioma grego, o significado da palavra Harmagedon estaria associado à reunião de tropas (Zc 14.2), tendo em vista a aplicação no texto bíblico. De acordo com alguns linguistas, o termo megiddô deriva de uma raiz hebraica que significa derrubar, matar, cortar, decepar ou matança.
231. Quando ocorrerá a guerra do Armagedom?
Nos últimos dias. De acordo com Apocalipse, o ajuntamento dos exércitos dos países que lutarão contra Israel se dará nos últimos dias, durante a Grande Tribulação.
Na metade da semana profética predita por Daniel, o Anticristo romperá o pacto de paz estabelecido com Israel e, então, começará a Grande Tribulação (Dn 9.27). Neste tempo o mundo estará mergulhado em profundas trevas espirituais, com ataques demoníacos, problemas sociais de todo tipo, devastação do planeta por acidentes ecológicos, pragas, epidemias, enfermidades, confusão política, crises financeiras, caos econômico, instabilidade universal (Dn 7.25-27).
Após o Anticristo romper o pacto de paz com Israel, ele invadirá Israel e profanará o templo, proclamando-se deus (Mt 24.15; 2Ts 2.4). Em meio a essa crise, muitos judeus fugirão para o deserto. (Eles são representados pela mulher com asas de águia, Apocalipse 12.14.) Ali, haverá um lugar preparado por Deus, onde permanecerão protegidos durante três anos e meio.
Quando o Senhor voltar e manifestar-se a todos como o Rei dos reis e o Senhor dos senhores que Ele é, irá a Bozra [que significa aprisco] buscar o Seu povo (ver Mq 2.12,13). A palavra profética claramente declara que o Senhor reunirá o remanescente do Seu povo como ovelhas num aprisco.
239. Como terminará a guerra do Armagedom?
Os líderes, reis, governantes, com seus poderosos exércitos armados até os dentes com a mais sofisticada e avançada tecnologia de guerra, de destruição, de aniquilamento, de extermínio, no tempo do fim, caminharão no leito seco do Eufrates rumo a Israel para a grande batalha do Armagedom (Dn 11.40).
A palavra profética declara especificamente que esses quase invencíveis
exércitos invadirão a terra santa, gloriosa e magnífica (Dn 11.41). Todos serão derrotados e mortos diante do esplendor da presença do Senhor Jesus, que virá para vencer (2Ts 2.8).
Jesus voltará cavalgando num cavalo branco, em marcha de guerra, comandando os exércitos celestiais, acompanhado dos santos que compõem a Igreja (Jd 1.14,15), a noiva do Cordeiro. Todos participarão diretamente da guerra do Armagedom, quando as tropas das nações inimigas de Israel serão consumidas, e o Anticristo e o Falso Profeta serão derrotados, presos e lançados
vivos no lago de enxofre e fogo ardente (Ap 19.11-21).
Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em:
https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197