268. O céu é um lugar real?
Sim. O céu é um lugar real, onde existe uma cidade (Hb 11.16) de descanso (Hb 4.3-5,8-11), gozo (Ap 19.4-7), de máxima segurança (Mt 6.19-21), de louvor, cânticos, adoração perfeita e constante exaltação de Deus (Ap 4.10,11; 7.11; 14. 13), de conhecimento perfeito (1 Co 13.12); de agradecimento ao Senhor (Ap 11.16, 17). É onde os fiéis receberão heranças (1 Pe 1.4).
270. As Escrituras frequentemente se referem a céus. Existe mais de um céu?
Paulo afirmou que foi arrebatado ao terceiro céu (2 Co 12.2). Mas, o que é o terceiro céu?
Existem três céus. A palavra grega que designa o primeiro é auronos, concernente ao céu atmosférico. Neste primeiro céu, o qual contemplamos, estão a lua, o sol e as estrelas; ele é mencionado em Gênesis 1.20; 8.2; 27.28; Lamentações 4.19; Lucas 17.24.
O segundo céu é o mesoranios, o céu intermediário, chamado pela ciência de galático. As Escrituras falam sobre ele em Jó 22.12.
O terceiro céu, o mais importante, é o lugar onde o apóstolo Paulo teve a visão de Deus, onde viu coisas inefáveis. E o céu esporanios, superior, divino, descrito cn1 Neemias 9.6; João 3.13; Atos 1.11; 2 Coríntios 12.2; Hebreus 1.3.
271. Qual é a localização do céu?
Na Bíblia, não é informada a localização geográfica do céu. É dito apenas que se encontra numa região ou num plano superior ao da terra. Assim, todas as vezes que há menção ao céu nas Escrituras, elas apontam para cima. Por exemplo, no Salmo 148.1, o autor exorta os adoradores a louvarem ao Senhor desde os céus, nas alturas. Em 2 Reis 2, quando há referência a Elias sendo levado para o céu, o verbo usado foi elevar (v.1) e subir (v.11). Em Isaías 14.13 e em Amós 9.2, o verbo usado para denotar a tentativa de alcançar o céu também é subir. Em Lucas 24.51 e João 3.13, textos que mencionam a ida de Jesus para junto do Pai, nos céus, é elevar e subir. Em Apocalipse 11.12, quando as duas testemunhas são recolhidas ao céu, elas sobem envoltas numa nuvem. Em Lucas 16.23, na parábola sobre o homem rico e o pobre Lázaro, contada por Jesus para ilustrar a importância da misericórdia e da justiça, o rico, que negligenciou o coração da Lei, que é o amor, foi destinado ao inferno (gr. inferium., parte inferior, lugar abaixo de), enquanto Lázaro, que serviu fielmente ao Senhor, estava junto ao seio de Abraão (lugar de consolação que tipifica o céu, lugar superior).
272. Quem habita no céu?
Deus (Sl 123.1), Jesus (Mc 16.19), o Espírito Santo (Ap 14.13) e os anjos (Mt 22.10). O céu também será a morada dos salvos em Cristo (Jo 14.3).
Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em:
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