Sabe aquela pessoa toda organizada, que planeja tudo com antecedência e a longo prazo, que no domingo já tem organizado todo o cardápio da semana, que programa as férias de família com pelo menos seis meses de antecedência e já deixa tudo encaminhado para a viagem?
Então … essa pessoa pode não ser você.
Definitivamente, não sou eu!
Por muitas vezes nos cobramos e nos culpamos por não conseguir mais retomar o nosso prumo. Quem sabe você seja o tipo de gente que precisa estar sempre em movimento, mas não percebe que agora o seu tempo é outro e que por conta de tantas situações, precisa selecionar e reprogramar suas prioridades, o que, por vezes, pode nos deixar à beira do caos.
E é diante desse cenário, em que ficamos aflitos com os atropelamentos das muitas demandas do dia a dia, que precisamos entender que Deus não precisa de um cenário perfeito para começar a agir: a narrativa bíblica começa justamente num estado de completo caos. Em meio à desordem, o primeiro comando do Criador é “Haja luz”! Sim, trazer luz à situação é o primeiro passo rumo à ordem.
Aos poucos fui percebendo o quanto Deus é especialista em organizar o caos e fui me consolando com isso; a minha ‘desordem’ não é empecilho para o agir de Deus, pelo contrário, é interesse Dele trabalhar nisso e a partir disso. Mesmo antes que houvesse céus e terra, em meio ao nada, o Espírito se movia sobre as águas. Ainda não tinha ordem, mas já havia movimento. Ah, que consolo!
Do caos pode começar a se desenrolar um lindo processo divino de criação e criatividade. A luz, as cores, os sons e a vida que enchem o Éden em nada nos faz lembrar o cenário do ponto de partida. O caos pode ser um momento, mas nunca um estado permanente.
Você pode tentar administrar seu caos sozinho, mas vai se cansar fazendo isso e, provavelmente, vai falhar. Chamar Deus para o seu caos é a escolha mais acertada para que cada coisa tome o seu lugar e, aos poucos, você vai se surpreender ao ver sua terra escura, sem forma e vazia se transformando num lindo e esplendoroso jardim, onde para nossa surpresa, Ele faz questão de estar todos os dias…