Menu

Sulamita: Intimidade e cumplicidade

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Minha querida, você é linda como Tirza, bela como Jerusalém, admirável como um exército e suas bandeiras. Desvie de mim os seus olhos, pois eles me perturbam. Seu cabelo é como um rebanho de cabras que descem de Gileade. Seus dentes são como um rebanho de ovelhas que sobem do lavadouro. Cada uma tem o seu par, não há nenhuma sem crias.  Suas faces, por trás do véu, são como as metades de uma romã.  Pode haver sessenta rainhas, e oitenta concubinas, e um número sem-fim de virgens, mas ela é única, a minha pomba, minha mulher ideal! Ela é a filha favorita de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Quando outras jovens a veem, dizem que ela é muito feliz; as rainhas e as concubinas a elogiam. Quem é essa que aparece como o alvorecer, bela como a Lua, brilhante como o Sol, admirável como um exército e suas bandeiras? Desci ao bosque das nogueiras para ver os renovos no vale, para ver se as videiras tinham brotado e se as romãs estavam em flor.  Antes que eu o percebesse, você me colocou entre as carruagens, com um príncipe ao meu lado. Volte, volte, Sulamita; volte, volte, para que a contemplemos.

 Cantares 6: 4-13

Cantares, também chamado de Cântico dos Cânticos (ou seja, o maior dos cânticos) e Cânticos de Salomão, encontra-se no Antigo Testamento, é classificado como livro poético e possui somente oito capítulos. Ele é um manual de felicidade conjugal para todos aqueles que o leem com fé e agem sabiamente segundo os princípios ali revelados.

Estima-se que fora escrito por volta do ano 900 a.C. pelo próprio rei Salomão. Sua estrutura é de um poema lírico, com vozes que se alternam em declarações, podendo confundir alguns leitores.

As personagens principais são: o noivo (o rei Salomão), a noiva (a Sulamita) e as mulheres de Jerusalém ou filhas de Sião, que seriam servas da noiva (e que exercem o papel de coro no poema). Outros personagens secundários são citados: os irmãos da noiva (Ct 1.6; 8.8,9) e sua mãe (Ct 1.6; 3.4; 6.9; 8.1,2,5).

O livro se divide, basicamente, em duas partes: o começo do amor (capítulo primeiro ao quarto) e o amadurecimento dele (capítulo quinto ao oitavo).

Há cristãos que não dão o devido valor a Cantares, esquecendo-se de que ele também foi inspirado pelo Espírito Santo. Alguns, inclusive, sentem-se incomodados com o fato de que o livro trata claramente sobre sexualidade, e não faltam os que tentam sublimá-lo, dando-lhe um caráter alegórico ou messiânico, como se o profundo amor entre o noivo e a noiva representasse o amor de Deus por Israel e de Jesus pela Igreja.

Embora essa interpretação espiritual seja possível, não podemos recusar a razão de ser do livro: Deus mostra que o sexo entre marido e mulher é puro e saudável. Para tanto, detalhadamente, nos é ensinado como agir no casamento a fim de sermos felizes. Repleto de simbolismos, o livro instrui todo casal a crescer em unidade, intimidade e amor.

Neste capítulo, veremos que, em parte o profundo amor que Salomão nutria por sua esposa se devia à ousadia que ela teve na área sexual, principalmente se considerarmos que ela viveu em uma época em que as mulheres quase não tinham expressão na sociedade – no lar, eram praticamente consideradas objetos de reprodução da espécie humana.

Sulamita ousou antes e depois do casamento, não segundo o padrão mundano atual (pelo qual é considerada ousada a mulher que se entrega sexualmente antes do matrimônio), mas, segundo o padrão divino.

Essa grande mulher tomou atitudes sábias em seu casamento, as quais lhe garantiram elogios do marido, seu profundo amor e sua admiração, e foram fundamentais para o sucesso de sua vida física, emocional e espiritual. 

*Este texto é parte da obra “VIVENDO COM OUSADIA” Adquira a obra integral https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-vivendo-com-ousadia-elizete-000460

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DO PAI NOSSO

Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

CONVITE À PERFEIÇÃO CRISTÃ

Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORANDO COMO CONVÉM

Uma das razões pelas quais não recebemos respostas às nossas orações é que pedimos, mas realmente não esperamos receber. Se você quer orar como convém,

Leia mais

Outras Publicações

NPC
Ronaldo de Jesus

Um olhar sobre o Conservadorismo

“Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso.” (Jeremias 6.16)          Nos

Leia mais