Menu

Riqueza e Prosperidade: À postura cristã 

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O Espírito de Deus é o Espírito de revelação. Como não quero deixar ninguém confuso, vamos a algumas verdades dentro desse tema: riqueza e prosperidade. Existe muita gente debochada, principalmente as pessoas que me assistem pela televisão, que estão pensando: “Esse cara diz isso, mas como tem pessoas que não acreditam em Deus, nunca deram nada a Ele, e são ricas, bilionárias? E tem até gente dentro da igreja que não dá dízimo, oferta, nada, e ainda assim é rico? Sai dessa pastor, me explica isso.”

Graças a Deus, a Bíblia tem resposta para tudo, e o Espírito Santo não deixa passar nada. Vou começar a explicação pelo Salmo 115.16, que diz assim: Os céus são céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens. A terra está aí para ser conquistada por qualquer pessoa, seja ímpia, seja santa, creia em Deus ou não. Trata-se da vontade permissiva de Deus. No entanto, ainda não é essa a explicação completa.

Riqueza ou prosperidade?

Existe diferença entre riqueza e prosperidade. À primeira vista, parecem iguais, mas ao analisarmos com maior cuidado, certamente veremos semelhanças, mas percebemos que não são exatamente a mesma coisa. 

Riqueza significa opulência, fausto. É possuir bens materiais, dinheiro, jóias, imóveis etc. Já prosperidade é a qualidade de quem é feliz, afortunado, bem-aventurado. A prosperidade independe de a pessoa possuir bens materiais; a prosperidade realmente é ter riqueza espiritual e emocional. 

Existem aqueles que pensam: “esse  cara está falando isso para poder ludibriar o povo; há um monte de ricos que não crê em Deus e possui dinheiro enquanto existem muitos crentes pobres”. Isto é conversa! Estão confundindo riqueza com prosperidade. 

No livro de provérbios 10.22, vemos que Salomão, o rei de Israel a quem Deus concedeu grande sabedoria, chegou a conclusão que a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores. Existe, portanto, uma diferença de significado entre essas duas palavras. 

Os bilionários que não temem a Deus não se relacionam com o Senhor e são até miseráveis. Veja o que está por trás da vida deles. De fato, muitas dessas pessoas não são felizes. Pelo contrário, vivem apavoradas, e dariam toda a sua riqueza para dormir pelo menos uma noite inteira sem o uso de psicotrópicos. Outras pessoas dariam tudo para terem os filhos consigo e o casamento restaurado, pois têm dinheiro, poder e bens; contudo a família está esfacelada. Muitos são dependentes de drogas e de álcool; perdem milhões da noite para o dia, e entram em pavor total. Por trás de grandes fortunas há pessoas que têm vazios existenciais, medo de tudo e de todos – e a coisa mais importante – não tem relacionamento com Deus. 

Deus criou o homem, e este nos faz lembrar aquele joguinho de quebra-cabeças que forma uma figura cuja peça principal é Deus. Está faltando o Senhor no coração do homem e nada dessa terra pode completá-lo. Existem muitos ricos, inclusive nas igrejas, que construíram riquezas com inteligência, trabalho e esforço, mas que não contribuem com dízimo e ofertas na casa do Senhor. Observem a vida que estes levam por trás da “cortina” da posição social. E – seja Deus verdadeiro e todo o homem mentiroso! – não queira adaptar a Palavra de Deus ao que você vê na “aparência”. É preciso enxergar a realidade da vida com entendimento espiritual, porque, se dinheiro fosse tudo, rico não se matava. 

A história está cheia de casos de bilionários que cometem suicídio. Alguns deles eram pessoas com dinheiro suficiente para “comprar” a cidade do Rio de Janeiro, se quisessem, e, no entanto, tiraram a própria vida. A pessoa pode conseguir riquezas, pela vontade permissiva de Deus. O Senhor concede a todos, justos e injustos, o mesmo sol e a mesma chuva (Mateus 5.45), para que possam plantar e colher o fruto do seu suor. Contudo, a prosperidade verdadeira vem de um relacionamento com Deus, que trará a paz à pessoa e a total alegria de viver. 

*Este texto é parte da obra “UMA VIDA DE PROSPERIDADE  – PASTOR SILAS MALAFAIA”. Adquira a obra integral em: https://editoracentralgospel.shop/index.php?route=product/product&path=18_90&product_id=582749757

Publicações Relacionadas

Fala Malafaia
Silas Malafaia

Aprendendo a alimentar a multidão

A verdadeira fé manifesta-se não apenas no sentir, mas principalmente no obedecer. Enfatizamos que, além da compaixão, nossa obediência é muito apreciada pelo Senhor. Aliás,

Leia mais
Fala Malafaia
Silas Malafaia

A condição da obediência

Para termos compaixão genuína e obedecermos eficazmente ao ide do Senhor, precisamos estar em sintonia com Deus, observando os mandamentos e os princípios que Ele

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

Let Go Of What Lies Behind

In Philippians 3:13, the apostle Paul says one thing he really made an effort in doing was “forgetting what lies behind” – letting go of what already has passed. I believe Paul tried fixing earlier mistakes and discovered how complicated and impossible it was to try and do that. There is only one thing we can do with the past – give it to God! When we let Him take our messes and turn them into miracle, God has the ability to use our mistakes for our great good if we trust Him to do so.

Leia mais
Devocional
Felipe Rodrigues

Um dia comum

Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, o sacerdote de Midiã. E ele conduziu o rebanho para trás do deserto, e chegou

Leia mais
Teologia
Ronaldo de Jesus

Você tem coragem?

Lembro que há alguns anos, numa universidade onde lecionei, ouvi o comentário de um professor que, entre admiração e a ironia, se referia a um

Leia mais