Menu

Seguindo a arca

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“E ordenaram ao povo dizendo: Quando virdes a arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partirei vós também do vosso lugar e a seguirei. Contudo, haja distância de cerca de dois mil côvados entre vós e ela. Não vos achegueis a ela, para que conheçais o caminho pelo qual haveis de ir, visto que, por tal caminho, nunca passastes antes.” (Js 3:2-4) 

As ordens dos oficiais de Israel a todo o povo para a travessia do Rio Jordão foram claras: eles deveriam seguir a arca da aliança assim que a vissem sendo levada pelos levitas sacerdotes. Porém, deveria haver uma certa distância entre o povo e a arca. Isso significava que a arca da aliança iria à frente deles, guiando o povo para que eles pudessem vir logo atrás. Sabemos que a arca da aliança representava a presença de Deus no meio do povo no Antigo Testamento. Esse direcionamento fez com que o povo entendesse que eles deveriam deixar Deus ir na frente em forma de dependência Dele. 

O mesmo direcionamento ainda está de pé hoje. Assim como o povo seguia a arca para realizar a travessia do Rio Jordão a fim de chegar ao outro lado, nós também devemos colocar Deus na frente de nossas vidas para sabermos como prosseguir até os lugares que Ele quer nos levar. Deus é o dono dos caminhos e conhece aqueles que nós ainda nem pisamos. Isso significa que os caminhos que para nós são novos, já receberam a visita de Deus há muito tempo, pois foi Ele mesmo quem os abriu e traçou. 

Ao colocarmos Deus na frente de tudo em nossas vidas, estamos dizendo que confiamos em sua presença para nos guiar pois acreditamos que Ele nos fará chegar ao lugar que prometeu. O nosso papel é seguir a arca, pois com Deus nos guiando, a chegada é garantida. 

Que possamos sair da frente da arca, esse lugar de independência em que seguimos os nossos próprios caminhos, e passemos a nos posicionar atrás dela, esse lugar de dependência em que os caminhos Dele prevalecem. Precisamos entender essa ordem se quisermos chegar às novas terras que o Céu preparou para cada um de nós. 

Publicações Relacionadas

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E quando for a sua vez?

Sempre gostei de observar os detalhes do episódio em que Deus se acendeu numa sarça para atrair o até então, genro do Jetro. Para terra

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Ore pelo que restou

“Portanto, ore pelo resto que ficou” Is.37.4 O cenário é desfavorável: o reino do Norte foi levado cativo e agora o opressor vem marchando em

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Felipe Rodrigues

Companheiro de lutas

“Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e Timóteo, nosso irmão, a Filemom, nosso querido e amado cooperador, e à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso

Leia mais