Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:11 e 12 diz: 

O coração do seu marido está nela tão confiante que despojo não lhe faltará.  Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida

Não há relacionamentos sólidos e saudáveis sem confiança. A integridade é o alicerce da vida. O casamento tem se tornado cada vez mais vulnerável em nossa cultura. Relacionamentos marcados pela competitividade, pela rivalidade, pela desconfiança mútua e tem sido uma das marcas do nosso tempo. Quem já não ouviu: “Se não der certo, separa!?”

Inúmeras relações sobrevivem tendo como atmosfera o engano, quando a Palavra nos desafia a andarmos na luz da verdade.

1 João 1:5-7 diz:

” Deus é luz, e nele não há escuridão alguma.Portanto, se afirmamos que temos comunhão com ele mas vivemos na escuridão, mentimos e não praticamos a verdade.Mas, se vivemos na luz, como Deus está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

Uma relação de confiança entre um homem e uma mulher é o ambiente afetivo e emocional mais seguro para a criação de filhos. Não há nada mais importante para a saúde emocional dos filhos que seus pais tenham uma relação segura e feliz. Esse será um ambiente de vida, acolhedor.

Pais seguros, filhos seguros. A família é um sistema onde todos são afetados pelo estado emocional uns dos outros… as crianças, principalmente, que não tem capacidade de regular suas próprias emoções são totalmente vulneráveis ao ambiente familiar. A infância vivida em ambientes sem estabilidade, tanto emocional quanto física, geram memórias traumáticas, impactando a vida das pessoas em sua saúde física e mental gerando um ambiente propício para o surgimento de doenças autoimunes, câncer, vícios, depressão, ansiedade….

Mas a mulher que é uma Guardiã é uma promotora de saúde em sua família e não usa a mentira como recurso. Ela anda na luz da verdade.

O texto nos diz que a mulher virtuosa faz bem ao seu marido.

Há casamentos que adoecem pessoas. Essa mulher conhecia o poder que tinha de ser uma aliviadora de tensões. Ela conhecia o poder de ser amável no trato, dócil com as palavras abençoando assim a vida do seu marido.

Tiago 4. 17 diz:

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Galatas 6, versículos 8 e 9 diz:

“Quem vive apenas para satisfazer sua natureza humana colherá dessa natureza ruína e morte. Mas quem vive para agradar o Espírito colherá do Espírito a vida eterna. Portanto, não nos cansemos de fazer o bem. No momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos. “

Somos chamadas por Deus, como filhas da luz a, como diz Romanos 12. 21,  não sermos vencidas pelo mal, mas a vencermos o mal com o bem.

Publicações Relacionadas

Devocional
André Batalhão

Ovelhas entre lobos

Quando Jesus envia os discípulos em missão, Ele não lhes promete facilidade, mas verdade. Suas palavras são diretas: “Eis que eu os envio como ovelhas

Leia mais
Devocional
André Batalhão

Fé que persevera

“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: ele lhes fará justiça,

Leia mais
Devocional
Déborah Freire

O ponto final

Pronto. Agora quero fazer algo por ela! Mas o quê? Um filho.Se considerarmos a narrativa bíblica, veremos que a sunamita não pediu nada em troca

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

Why, my soul, are you downcast?

“Why, my soul, are you downcast?Why so disturbed within me?Put your hope in God,for I will yet praise him,my Savior and my God.Psalm 42:11 (NIV)

Leia mais
Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Por que sou objetor de consciência?

Vivemos em uma democracia. Isso é muito bom. Apenas 7,8% da população vive em “democracias plenas”. A EIU (Economist Intelligence Unit) alertou para a regressão

Leia mais
InterBible
Anna Caroline Gonçalves

O Espírito

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos

Leia mais