Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31, versículos 28 e 29 diz:

Seus filhos se levantam e a chamam de “abençoada”, e seu marido a elogia: Há muitas mulheres virtuosas neste mundo,  mas você supera todas elas!”.

Essa mulher virtuosa, que é uma guardiã, sabe que em muitos lugares ela é importante, mas que, em sua casa, ela é insubstituível. Ela sabe que seu super poder é ser mulher!

Ela tem o louvor dos que moram junto com ela, dos que desfrutam da sua intimidade. Hoje em dia muitas pessoas têm o aplauso/curtidas das vidas artificiais postadas nas redes sociais, mas não tem o testemunho de quem acompanha os bastidores. Mas essa mulher era louvada pelo seu marido e por seus filhos: aqueles que testemunhavam diariamente sua maneira de viver.

Além de tudo que já foi dito, o versículo 26 nos dá uma “pista” do motivo disso: ²⁶ Quando ela fala, suas palavras são sábias; quando dá instruções, demonstra bondade. Provérbios 31:26.

Essa mulher, no seu dia a dia, não está gritando com todos ao seu redor. Ela não usa a pressão do cotidiano como uma justificativa para ser indelicada com as pessoas que estão mais próximas. Quando ela fala, suas palavras são cheias de habilidade, são palavras sábias. Sabedoria não é a mesma coisa que inteligência. Quando essa mulher abre a boca, ela não apresenta uma visão de mundo e conceitos conformados a época, mas sim, que refletem a sabedoria de um Deus que é eterno.

Quando ela fala, quando ela instrui, manifesta bondade, benignidade, ternura e não irritação, frustração, amargura, ressentimento, mágoas antigas não tratadas. O seu coração é curado.

O versículo 30 diz: Os encantos são enganosos, e a beleza não dura para sempre, mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.

Apesar de ser reconhecida e elogiada, o alicerce dessa mulher não era o elogio. O alicerce das suas atitudes era o temor do Senhor. O elogio e a valorização que ela desfrutava em seu ambiente familiar e social era uma consequência natural de seu estilo de vida pautado em temer a Deus.

O temor do Senhor é o sentido da vida, segundo conclui o autor do livro de Eclesiastes.

Vivemos em um mundo que celebra a estética. O corpo e a aparência “padrão”. Mas o padrão de beleza bíblico não é estético, mas sim, o temor do Senhor.

Que possamos aprender com essa mulher o que significa na prática ter uma vida pautada no temor a Deus:

Ser temente a Deus é viver com discernimento diante das oportunidades e riscos da vida. Andar no temor do Senhor é viver em santidade, num mundo de impiedade. Temer a Deus é não se render às pressões e seduções do momento, mas, andar segundo os valores absolutos de Deus, rejeitando a ética relativa do mundo. Temer a Deus é adotar uma mordomia responsável em todas as áreas da vida. Temer a Deus é investir o melhor de si na vida dos outros, sabendo que a recompensa vem do Senhor. Temer a Deus é viver a vida sabendo que um dia iremos prestar contas Dele sobre os nossos atos, incluindo aquilo que fazemos em segredo, seja o bem, seja o mal, conforme nos diz Eclesiastes 12.14.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Sulamita: Intimidade e cumplicidade

Minha querida, você é linda como Tirza, bela como Jerusalém, admirável como um exército e suas bandeiras. Desvie de mim os seus olhos, pois eles

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Gerais sobre Apocalipse II

Qual é a mensagem central em Apocalipse? A mensagem central em Apocalipse é: Jesus voltará para buscar a Sua Igreja. Podemos afirmar isso porque, ao

Leia mais