Menu

Jó 38

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Sempre fiquei intrigada com a resposta de Deus para Jó. O protagonista da grande aposta celestial, sem entender absolutamente nada do que está acontecendo, só quer saber: por quê?

Ele ‘ergue os punhos contra Deus’ exigindo uma explicação, mas tudo o que ele ouve são as justificativas infundadas da teologia equivocada de seus amigos. E apesar de pronunciar contra Deus as ‘palavras de um revoltado’, Jó nunca desistiu de Deus: ‘ainda que Ele me mate, Nele eu esperarei’!

Depois de tanto sofrimento, Jó consegue sua tão esperada audiência com o seu Criador. Deus finalmente se manifesta, num meio de um redemoinho, sobrepujando o turbilhão de emoções, dúvidas e questionamentos de quem não aguentava mais sofrer.

Então, quando Jó pensa que vai saber o porquê disso tudo, em vez de encontrar suas respostas, Jó é submetido à sabatina divina:

– Onde você estava quando eu lançava os fundamentos da Terra? – certamente tu o sabes, porque já eras nascido e grandes são os números dos teus dias.

– Jó, você tem ideia da nítida largura da Terra? Onde está o caminho para a morada da luz? A chuva tem pai? Quem pode enumerar com sabedoria as nuvens? Você sabe o tempo em que as cabras montesas têm seus filhos? É você quem dá forças ao cavalo? Já viu o avestruz, Jó? E o crocodilo? O hipopótamo?

Deus responde a Jó com seu mais longo discurso registrado na Bíblia. Ele finalmente tem sua tão esperada audiência com o Todo Poderoso. Mas talvez  o encontro não tenha sido como ele esperava.

Fato é, que, diante das perguntas de Deus, as de Jó se calam. Não porque ele já tenha recebido alguma explicação, mas porque a simples manifestação da presença de Deus fez derreter seu coração e abriu os olhos do seu entendimento, aquietando sua alma abatida. O exaltado Jó, cheio de razão, que exigia sua vez de falar, agora põe a mão na boca e se arrepende no pó e na cinza.

Deus não revela o seu plano a Jó, mas revela-se a Si mesmo. E essa revelação basta! Ela cala a voz da inquietação do aflito Jó, que só então reconhece que está inserido num cenário muito além do seu alcance. Ele entende que ter um encontro com Deus no meio da tormenta é melhor do que ter respostas. Jó, depois de redemoinho, não é mais o mesmo. Está curado? Forte? As riquezas voltaram? Ainda não, mas essa experiência o levou a um outro nível de relacionamento com seu Criador. Ele agora não O conhece mais pelo relato dos outros; seus próprios olhos o viram e essa revelação pessoal mudou a vida de Jó de dentro pra fora.

No meio da tormenta, Jó não viu respostas, mas viu Deus. E isso foi o suficiente.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A humildade e sua recompensa

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida. Pv. 22:4 A humildade tem uma recompensa valiosa. Em um mundo

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Apóstolos: muito mais que doze

A cessação do ministério apostólico na Igreja do Senhor Jesus tem causado um prejuízo incalculável e irreparável. Ninguém saberia explicar porque os cinco ministérios mencionados

Leia mais
InterBible
Anna Caroline Gonçalves

O Consolador

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto

Leia mais